Questões de Concurso Comentadas sobre administração pública para ufgd

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Administrador |
Q975940 Administração Pública

O planejamento é um enfoque e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações; deve contribuir para a criatividade, ser um sistema eficaz de tomada de decisões de modo consciente, e reflexivo, resultando na construção intencional de ações. O planejamento é o cálculo situacional que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação. A reflexão imediatista, tecnocrática e parcial não é planejamento, e tampouco é planejamento a reflexão que se isola da ação e se torna mera pesquisa sobre o futuro.


Assinale a alternativa correta sobre o planejamento situacional, o mais utilizado na Administração Pública.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Administrador |
Q975939 Administração Pública

Administração Pública, segundo Meirelles (2004), significa a totalidade de serviços e entidades ligados ao Estado, atuando de forma concreta, com o fim de satisfazer o bem comum de indivíduos, em uma coletividade sob seu domínio, nas esferas federal, estadual e municipal de governo. Para melhorar os produtos, os resultados do setor público, é necessário que haja qualidade nos serviços prestados.

Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/arquivos/cadernos/ pnap/ofertal/administracao-publica/periodo7/gestao-qualidade- setor-publico.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.


Visando ao alcance da excelência dos produtos (bens e serviços) no setor público brasileiro, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Administrador |
Q975933 Administração Pública

A Administração Pública em busca de maior eficiência administrativa tem procurado implementar um modelo de gestão que priorize maior otimização dos recursos públicos. Esse esforço visa a adotar técnicas e estratégias que possam romper com paradigmas e reações tradicionais que, de certa forma, emperram a máquina pública e resultam em baixo rendimento de seus recursos, baixa transparência, limitações de suas atividades organizacionais, atraso no atendimento às necessidades do cidadão. A tentativa da adoção de um novo modelo encontrará algumas resistências, uma vez que a Administração Pública tem de mudar a visão que possui sobre o cidadão que busca e utiliza seus serviços. Destacam-se como ações para a implementação de um modelo ágil, transparente, eficaz e eficiente na Administração pública: o envolvimento do cidadão no orçamento público, caixas de sugestões, portal de transparência, capacitação dos agentes públicos, canais de relacionamento com o cidadão, novas técnicas de gestão, adoção de novas tecnologias da informação e atendimento ao cidadão, redução do formalismo eliminando o excesso de burocratização dos processos e redesenhando os desenhos dos cargos dos servidores.


Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de paradigma na Administração Pública evidenciado no texto.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Administrador |
Q975927 Administração Pública

Assinale a alternativa referente aos Estudos Organizacionais que preenche corretamente a lacuna no texto a seguir.


________ tomam por objeto os fenômenos e processos organizacionais sem uma preocupação performática ou utilitarista. Porém, não se contentam apenas com a descrição de uma realidade dada, mas sobretudo se dedicam à reflexão aprofundada desses objetos com o intuito de denunciar as formas de exploração inerentes, bem como promover a emancipação de pessoas, grupos, classes e mesmo sociedades, das relações de opressão observadas nas organizações contemporâneas.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Administrador |
Q975926 Administração Pública

A governança corporativa foi um movimento internacional que surgiu a partir das demandas dos mercados de capitais sobre a gestão das corporações com fins lucrativos. A multiplicidade de atores sociais envolvidos na empresa, bem como a desproporcionalidade de seus interesses, poderes e visões de mundo, podem levar ao surgimento de conflitos de agência. Assim sendo, foram estabelecidos princípios fundamentais que deveriam nortear a gestão de organizações: transparência, equidade, prestação de contas e respeito às leis. Tais princípios pretendem garantir a consideração de forma equânime a todas as partes interessadas (stakeholders), desde a sociedade civil, funcionários, acionistas, governo e comunidades no entorno. Seu objetivo é o de compatibilizar essas expectativas na atuação e nos resultados das organizações, estabelecendo mecanismos internos e externos de acompanhamento e supervisão para prevenir abusos e auxiliar na melhoria dos processos de gestão.

LANGRAFE, R. (Org.). Administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos. São Paulo: Empreende, 2018.


Com base na teoria da governança corporativa, marque a alternativa que nomeia corretamente um exemplo de mecanismo interno de governança corporativa.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: B
5: D