Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre recuperação de áreas degradadas em engenharia florestal

Foram encontradas 70 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2201973 Engenharia Florestal
Em relação à importância das áreas de preservação permanente (APPs) para a recuperação das bacias hidrográficas, registre V, para verdadeiro e F, para falso:
(__)As APPs garantem a proteção das nascentes e das margens dos rios, contribuindo para a melhoria da qualidade da água.
(__)As APPs são áreas degradadas que precisam ser recuperadas para evitar a erosão do solo.
(__)As APPs são áreas de cultivo agrícola que devem ser preservadas para garantir a segurança alimentar.
(__)As APPs são áreas de exploração mineral que devem ser recuperadas após o fim da atividade.
Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q2201964 Engenharia Florestal
A restauração florestal é uma atividade antiga na história de diferentes povos, épocas e regiões (Rodrigues & Gandolfi , 2004). Assinale a alternativa correta que corresponde à técnica de restauração florestal que envolve o plantio de espécies nativas em áreas degradadas:
Alternativas
Q2021980 Engenharia Florestal
A vegetação ciliar próxima ou no entorno de corpos de água objetiva:
Alternativas
Q2020447 Engenharia Florestal
É bastante comum e necessária em áreas cujo solo possui moderado a elevado grau de compactação das camadas mais profundas (a partir de 40 cm). Quando considerada necessária, após uma avaliação técnica, deve ser a última operação mecanizada a ser realizada na área de produção florestal. Essa prática denomina-se:
Alternativas
Q1958777 Engenharia Florestal
Sobre os tratamentos silviculturais aplicados à regeneração natural, analise as afirmativas.

I- O corte de cipós, apesar de reduzir a competição e melhorar a qualidade dos fustes, tem pouco efeito no acesso às áreas e na redução de danos e dos riscos de acidente na execução de outras operações silviculturais.
II- O abate exclusivo das árvores marcadas deve considerar a direção da queda que proporcione o menor dano às árvores contíguas, facilite o preparo e o arraste da tora, de modo a garantir segurança ao pessoal envolvido.
III- A eliminação de árvores com características indesejáveis, conhecida como refinamento, é também tratada de desbaste sistemático, pois é aplicado uniformemente na floresta, independentemente da espécie removida.
IV- O tratamento de liberação é a operação para diminuir a competição com os indivíduos desejáveis e, assim, trata da remoção específica de indivíduos competidores em torno da árvore promissora a ser favorecida.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: C
5: D