Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre tecnologia de sementes florestais em engenharia florestal

Foram encontradas 56 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2213794 Engenharia Florestal
As sementes de Hevea brasiliensis, Theobroma cacao, Carapa sp., Virola surinamensis, Inga uruguensis, Araucaria angustifólia e Euterpe edulis requerem alto grau de umidade para seu acondicionamento, sendo consideradas sementes 
Alternativas
Q2102714 Engenharia Florestal
Sobre a dormência de sementes e armazenamento de sementes, analise as afirmativas a seguir.
I. A dormência é um mecanismo adotado para as sementes se manterem viáveis até a chegada do período adequado para a germinação.
II. Existem sementes de natureza intermediária que possuem pouca resistência a baixas temperaturas, porém certa tolerância à dessecação, apresentando comportamento intermediário entre as sementes ortodoxas e recalcitrantes.
III. A capacidade de absorção de umidade pelas sementes varia de acordo com a composição química, a natureza e a espessura do tegumento.
IV. Sementes ortodoxas são consideradas sementes de vida curta e dificilmente podem ser armazenadas por períodos maiores que 3 meses.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2057139 Engenharia Florestal
Depois de colhidas as sementes florestais devem ser armazenadas adequadamente, a fim de reduzir ao mínimo o processo de deterioração. Entre as sementes que podem ser armazenadas com um baixo teor de umidade e temperatura, mantendo sua viabilidade por um maior período de tempo, pode-se citar a espécie (nome popular):
Alternativas
Q2019343 Engenharia Florestal
A produção de mudas florestais, em qualidade e quantidade, é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de povoamentos florestais, sendo a escolha da técnica de produção dessas mudas um fator fundamental. A produção de mudas de espécies arbóreas tem sido obtida pela propagação sexuada, realizada via sementes, e de forma assexuada, pela propagação vegetativa das plantas, tanto para espécies nativas quanto exóticas. A definição de uma técnica em detrimento da outra leva em consideração vários aspectos, dentre os quais podem ser listados a espécie a ser trabalhada, finalidade das mudas e os recursos disponíveis. Com relação às formas de propagação de espécies florestais, analise os itens a seguir:


I. A propagação vegetativa é estratégia usual e recomendada para produção de mudas de espécies que apresentam restrição à propagação sexuada, assim como aquelas que serão utilizadas na recuperação de áreas, onde se deseja alta variabilidade genética. II. A enxertia é a técnica de propagação vegetativa mais empregada na obtenção de mudas florestais clonais, dada a sua aplicabilidade técnica, operacional e custo de produção competitivo em relação às demais técnicas de propagação assexuada. III. A propagação vegetativa tem como consequência a reprodução do genótipo do indivíduo de onde foram retirados os propágulos, normalmente mantendo a fidelidade genética, destacando-se neste processo a propriedade da totipotência celular que permite a produção de uma planta completa.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1884878 Engenharia Florestal
O processo de semeadura em sementeiras já foi a prática mais utilizada para a produção de mudas florestais, atualmente esse processo é utilizado principalmente para espécies que possuem dificuldade em germinar. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A semeadura em sementeiras impossibilita a alta densidade de mudas.
( ) A semeadura em sementeiras propicia maior uniformidade nos canteiros após a repicagem.

( ) O processo de repicagem torna-se mais simples e fácil em mudas semeadas em sementeira.
( ) O custo de produção final da muda semeada em sementeira se torna um pouco superior.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: C