Questões de Concurso

Foram encontradas 916 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3230673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação aos índices de vegetação empregados na agricultura de precisão, julgue o item subsequente. 


O índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é calculado a partir da relação entre a refletância do infravermelho próximo (NIR) e a refletância do vermelho (RED); valores próximos de −1 indicam vegetação densa e saudável, ao passo que valores próximos de 1 indicam áreas desprovidas de vegetação. 

Alternativas
Q3226292 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca de sistema agroflorestal e de técnicas de restauração ambiental de ambientes agrícolas degradados, julgue o seguinte item.


A restauração de fragmentos florestais, matas ciliares e outros ecossistemas em um sistema agroflorestal apresenta alta viabilidade econômica, por meio da produção agrícola, somente após a consolidação do clímax florestal, em média 10 anos após o início dos plantios. 

Alternativas
Q3226278 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.


Uma das semelhanças entre as águas residuais e as águas comumente utilizadas na irrigação consiste na concentração elevada de matéria orgânica, gorduras e detergentes.

Alternativas
Q3226276 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.


O reúso de águas residuárias é uma alternativa segura e econômica para a irrigação porque, para tal finalidade, é desnecessário qualquer tratamento da água residual.

Alternativas
Q3226275 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue, relacionado ao reúso da água na agricultura irrigada.


A condutividade elétrica da água é um indicador de sólidos totais dissolvidos nela presentes.

Alternativas
Q3226256 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente, no que se refere ao manejo integrado de plantas daninhas (MIPD). 


O uso de cobertura morta é uma prática cultural que pode regular a temperatura do solo e favorecer a retenção da umidade no solo, promovendo a germinação de plantas daninhas e melhorando a disponibilidade de nutrientes no solo. 

Alternativas
Q3226253 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente, no que se refere ao manejo integrado de plantas daninhas (MIPD). 


O manejo eficaz da resistência a herbicidas envolve diversas técnicas em campo. Uma delas é incentivar o uso consistente do mesmo herbicida nas diferentes estações do ano.

Alternativas
Q3226242 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos biomas encontrados no semiárido brasileiro, julgue o item subsequente.


A vegetação do semiárido brasileiro é composta somente por plantas nativas da caatinga.

Alternativas
Q3226240 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos biomas encontrados no semiárido brasileiro, julgue o item subsequente.


Visando a redução da transpiração durante o dia quente, o metabolismo ácido desenvolvido pelas crassuláceas permite que os estômatos se abram no período da noite para a absorção do CO2. Tal mecanismo garante a sobrevivência de cactáceas e outras plantas suculentas do semiárido. 

Alternativas
Q3226229 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


A adoção de sistemas agroflorestais propicia alterações no microclima da área cultivada, por meio da manutenção de melhores taxas de fotossíntese pelas plantas e pelo aumento do déficit de pressão de vapor d’água nas folhas, o que facilita a abertura de estômatos, contribuindo com a absorção de gás carbônico.

Alternativas
Q3226228 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


O uso de sistemas agroflorestais pode causar diversos impactos na qualidade do solo, como: manutenção do teor de matéria orgânica; melhoria de propriedades físicas; redução de acidez; utilização e ciclagem de nutrientes presentes em camadas mais profundas do perfil do solo; proteção contra erosão pela redução de impactos de gotas de água no solo; e melhor aproveitamento de água no sistema. 

Alternativas
Q3196736 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A lâmina de água aplicada por 10 microaspersores em um viveiro de mudas de 500 m2 por 30 minutos, cuja vazão real do emissor é 20 litros por hora, corresponde a:
Alternativas
Q3191707 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base nos principais problemas associados à irrigação, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir:

Os __________também podem prejudicar a irrigação, especialmente no caso da irrigação por aspersão, devido ao entupimento dos bicos aspersores. Deve-se buscar fontes de água com baixos níveis de ___________.
Alternativas
Q3191700 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As Boas Práticas Agrícolas (BPA) são conhecimentos, normas técnicas e práticas adotados durante todo o processo de produção. As boas práticas agrícolas tendem a trazer como um dos principais benefícios:
Alternativas
Q3191689 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os componentes climáticos são determinados pelas variáveis físicas que expressam as condições da atmosfera de uma área específica. Um dos elementos mais comumente empregados para descrever as condições atmosféricas de uma localidade é a(o):
Alternativas
Q3189317 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca dos conceitos de agroecologia, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3181080 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A irrigação é muito importante para o crescimento das plantas, mas o excesso de água pode ser prejudicial.



Assinale a alternativa CORRETA que descreve a função da drenagem no cultivo de hortaliças.

Alternativas
Q3176645 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Referente ao manejo e conservação dos solos agrícolas, analise as assertivas a seguir:


I. O sistema plantio direto tem por premissas a manutenção do solo com cobertura vegetal ao longo de todo o ano, o revolvimento do solo apenas uma vez ao ano e a realização de rotação/diversificação de culturas na escala espaço/temporal.

II. Uma das formas eficientes de se aumentar os teores de matéria orgânica dos solos é adicionando matéria orgânica em superfície, incorporando-a para reduzir as perdas.


III. Para a região de Tangará, com clima do tipo As, de acordo com Köppen, quanto menor o revolvimento do solo e maior o aporte de carbono, mais rapidamente será o aumento da CTC dos solos.


IV. Pelas condições de chuva de alta erodibilidade que ocorrem na região de Tangará da Serra, e com os solos extremamente erosivos, proteger o solo é fator chave para reduzir a erosividade deles.



Quais estão INCORRETAS?



Alternativas
Q3176644 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos princípios que norteiam o manejo e conservação dos solos voltadas para a agricultura conservacionista, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.

( ) Diversificação e complexação de sistemas agrícolas produtivos como sistemas agropastoris, agroflorestais e agrossilvipastoris.
( ) Manejo integrado de pragas, patógenos e de plantas daninhas priorizando aplicações em conjuntos dos defensivos de forma “calendarizada”, a fim de reduzir a pressão de inóculo e o tráfego de máquinas.
( ) Redução da mobilização de solo com implementos de preparo primário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176634 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo de plantas daninhas com uso de herbicidas, analise as assertivas a seguir:

I. Independentemente do tamanho da planta daninha a ser controlada, a dose do produto comercial concentrado não é alterada.
II. O coeficiente Kow é uma característica físico-química relacionada à facilidade de os herbicidas penetrarem por meio da cutícula.
III. Estresses abióticos tem pouco impacto sobre o controle de planta daninhas, uma vez que eles são variáveis externas à fisiologia da planta.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: E
7: E
8: E
9: C
10: E
11: C
12: B
13: B
14: A
15: A
16: D
17: E
18: D
19: B
20: C