Questões de Concurso

Foram encontradas 801 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3018328 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em condições naturais, a maioria dos solos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é predominantemente ácido, apresentando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Os solos ácidos são produto do processo de sua formação, que se caracteriza pelo intemperismo dos minerais primários e a formação de argilominerais e óxidos, causado, na sua essência, pela alta atividade do H+ em solução. À medida que a intemperização avança, cria-se condição para que, lentamente, o Al seja liberado à solução do solo, ocorra a lixiviação de bases e os grupos funcionais dos colóides, em especial da matéria orgânica, permaneçam protonados. Agronomicamente, como resultado do processo de acidificação, tem-se solos com:
Alternativas
Q3018327 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os óxidos de ferro estão presentes na maioria dos solos e são responsáveis pelas cores vermelhas, alaranjadas, amarelas e brunadas, as quais são utilizadas para distinguir os solos e seus horizontes. As cores e sua distribuição nos solos também permitem identificar processos pedogenéticos, pois o ferro existe na forma de Fe2+ e Fe3+ e é, portanto, afetado pelas condições de oxidação-redução do ambiente do solo. Entre os óxidos de ferro mais abundantes, destacam-se a goethita e a hematita. Sobre esses óxidos de ferro, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3018326 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As principais fontes de fertilizantes nitrogenados são a ureia, o nitrato de amônio e o sulfato de amônio. Sobre esses fertilizantes, analise as afirmativas a seguir:
I.A ureia, quando aplicada em superfície, pode apresentar perdas importantes por volatilização de N, reduzindo a sua eficiência. II.O nitrato de amônio e o sulfato de amônio têm perdas significativas de N por volatilização em solos ácidos. III.Uma forma de reduzir as perdas de N por desnitrificação é recobrir ou incorporar à ureia aditivos, como, por exemplo, inibidores de urease.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3018322 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os corretivos mais comumente disponíveis e utilizados no Brasil são os calcários agrícolas, obtidos pela moagem de rochas calcárias. O gesso agrícola, devido à sua natureza, não é considerado um corretivo de acidez de solo. Diante do exposto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as principais características ou diferenças entre o calcário e o gesso:
Primeira coluna: item
1.Calcário 2.Gesso
Segunda coluna: características ou diferenças
(__)Eleva o pH do solo. (__)Contém enxofre. (__)Menor mobilidade no solo. (__)Maior solubilidade em água

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3013107 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a classificação de um solo é organizada em Níveis Categóricos (NC). Referente aos NC, analise as assertivas a seguir:
I. O 1º NC se refere às ordens, diferenciadas por atributos e horizontes diagnósticos.  II. Os grandes grupos, ou seja, o terceiro NC, são subdivisões das ordens, que se baseiam na presença de características morfológicas, químicas ou físicas. III. O 4º NC é representado pelas famílias, que são subdivisões dos grupos existentes no 3º NC. IV. As séries, que são as subdivisões dos subgrupos, compõem o 6º NC. 
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: D