Questões de Concurso

Foram encontradas 521 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2451901 Sociologia
[Questão inédita] Seis brasileiros concentram, juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, quase a metade da população brasileira. Esses bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio.

Segundo Katia Maia, diretora executiva da Oxfam e coordenadora da pesquisa, o Brasil chegou a avançar rumo à correção da desigualdade nos últimos anos, por meio de programas sociais, mas somente aumentar a inclusão dos mais pobres não resolve o problema.

“Na base da pirâmide houve inclusão nos últimos anos, mas a questão é o topo”, diz. “Ampliar a base é importante, mas existe um limite. E se você não redistribui o que tem no topo, chega um momento em que não tem como ampliar a base”, explica.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com>  (adaptado)

O estudo sobre a situação socioeconômica brasileira apresentado mostra a
Alternativas
Q2451896 Sociologia
[Questão inédita] A enorme concentração fundiária e a baixa heterogeneidade educacional reduzem a importância comumente atribuída à educação na redução da desigualdade de renda rural se comparada ao seu papel na distribuição de renda em todo o país. O problema é que, com um nível de escolaridade tão baixo, dificilmente se pode pensar em desenvolvimento rural com equidade sem uma política de expansão educacional da população mais pobre, que tende a sofrer com a escassez de dois ativos importantes na determinação de sua renda: terra para plantar e educação. 


NEY, M.; HOFFMANN, R. Educação, concentração fundiária e desigualdade de rendimentos no meio rural brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 47, n. 1, mar. 2009. p. 165.


O estudo sociológico e econômico do universo agrário brasileiro indicou que, na atual composição da renda rural dos mais pobres, o fator educação
Alternativas
Q2450652 Sociologia

[Questão inédita] No final do século XIX, os movimentos operários no Brasil foram iniciados. Eles tinham como objetivo central acabar com a exploração capitalista e estruturar uma nova sociedade. Nas primeiras décadas do século XX, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, o movimento operário enfrentou grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. 


Todavia, foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade de forma geral, transformando- se em um ator político que atuou com maior desenvoltura nas décadas seguintes. Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que: 

Alternativas
Q2450650 Sociologia

[Questão inédita] Considerando o tema desigualdade social no Brasil, assinale o que for correto. 

Alternativas
Q2450648 Sociologia

[Questão inédita] Há um tempo atrás, quando a empresa Amazon foi acusada de fazer com que seus funcionários trabalhassem em horários excessivos a ponto de terem de urinar em garrafas plásticas, a companhia do homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, afirmou que, “se isso fosse verdade, ninguém trabalharia conosco”. [...].


Um tempo se passou e no entanto, a Amazon voltou atrás e pediu desculpas [...]a empresa acabou admitindo que sim, alguns funcionários não têm tempo de ir ao banheiro e acabam urinando em garrafas de água. 


VITORIO, Tamires. Com horários de trabalho excessivos, funcionários da Amazon urinam em garrafas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 20 abr. 2023. (Fragmento adaptado). 


A notícia de que uma das principais empresas varejistas contemporâneas admitiu que uma parte de seus funcionários trabalha em condições precárias é um testemunho de como:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: D