Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre hereditariedade e diversidade da vida em biologia

Foram encontradas 742 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2450082 Biologia
Três pacientes foram ao laboratório realizar o teste de tipagem sanguínea. No laboratório, durante o teste, na lâmina do primeiro paciente, uma das gotas do sangue em contato com anti-A ocorreu aglutinação e na outra não houve aglutinação com anti-B; na lâmina do segundo paciente, a aglutinação ocorreu com anti-B em uma das gotas do sangue enquanto que na outra com anti-A não ocorreu; já na lâmina do terceiro paciente houve aglutinação nas duas gotas, uma com anti-A e outra com anti-B. Os tipos sanguíneos dos pacientes foram, respectivamente: 
Alternativas
Q2413437 Biologia

O cromossomo Y humano é amplamente utilizado na análise forense de DNA, particularmente nos casos em que o perfil de DNA autossômico padrão não é informativo. O uso forense do DNA do cromossomo Y foi bastante relevante em um caso que ocorreu em Queensday, Holanda, em 30 de maio de 1999. Nesse caso, uma menina de 16 anos foi participar de um evento para comemorar o aniversário da rainha. Na volta para casa à noite, ela foi estuprada e assassinada, com sua garganta sendo cortada. Vestígios de sêmen foram encontrados dentro e sobre seu corpo. Não havia testemunha, e nenhuma pista do perfil de DNA autossômico padrão permitiu a resolução do caso. O caso só foi resolvido após 14 anos, por meio de uma análise inovadora de alelos de loci STR do cromossomo Y. Um dos suspeitos na época do crime era um homem refugiado, oriundo do Iraque. Inclusive, logo após o crime, a população local expressou veementemente sua convicção de que o assassino deveria ser um refugiado. Contundo, a partir das análises do cromossomo Y, foi concluído que os ancestrais paternos eram originários do noroeste da Europa. Isso só foi possível, por meio da comparação dos dados do cromossomo Y obtidos do sêmen do assassino com aqueles armazenados em um banco de dados de referência de haplótipos do cromossomo Y (YHRD). Pensando na aplicabilidade do cromossomo Y, qual alternativa apresenta corretamente o motivo do DNA do cromossomo Y ser útil para inferir ancestralidade, em especial ao se considerar a ancestralidade biogeográfica?

Alternativas
Q2409612 Biologia

Um casal teve duas crianças, a mais velha não apresentou qualquer problema após o nascimento, mas a mais nova apresentou eritroblastose fetal. Os pais sabiam seus grupos sanguíneos no sistema ABO, sendo o pai do grupo sanguíneo A e a mãe do grupo sanguíneo O, mas não sabiam os grupos sanguíneos das crianças. Como a eritroblastose fetal depende do sistema Rh, foi feita a determinação dos grupos sanguíneos dos pais e das crianças quanto aos dois sistemas em um teste realizado em lâmina de vidro, em que três gotas de sangue são misturadas a soros específicos.


Considere:


Imagem associada para resolução da questão


(https://saude.rs.gov.br/. Adaptado)


Observando as lâminas de vidro, um resultado possível para a criança citada e que apresentou eritroblastose fetal é:

Alternativas
Q2405239 Biologia

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/17471752/>.

Acesso em: 14 nov. 2022.


A herança multifatorial também denominada de complexa envolve a expressão de múltiplos genes. Nessa distribuição, tem a formação de uma curva normal. Ainda nesse contexto fatores ambientais também adicionam ou subtraem do resultado final.


Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt/profissional

/t%C3%B3picos-especiais/princ%C3%ADpios-gerais-da-gen%C3%A9ticam%C3%A9dica/heran%C3%A7a-multifatorial>. Acesso em: 14 nov. 2022.


Acerca do tipo de herança abordada no texto e as suas principais características, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403519 Biologia

A síndrome de Bardet-Biedl é uma doença de herança autossômica recessiva caracterizada por distrofia retiniana, polidactilia, obesidade, retardo mental e hipogenitalismo. Um ou mais desses achados que caracterizam a síndrome podem estar ausentes, mas a distrofia retiniana é um achado consistente. A síndrome se manifesta clinicamente na infância com progressiva perda visual, causando grave dificuldade visual na adolescência.



Disponível em: <http://gg.gg/11zc4f>.

Acesso em: 2 ago. 2022, com adaptações.



A síndrome mencionada é caracterizada pela presença de alelos múltiplos ou polialelia. Acerca desse assunto e da síndrome de Bardet-Biedl, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: A