Questões de Concurso Comentadas sobre biologia para cefet-mg

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1912495 Biologia
As células vegetais são células eucarióticas que compartilham características semelhantes entre si, mas que apresentam estruturas e organelas exclusivas.
Sobre as células vegetais, é correto afirmar que
Alternativas
Q1912492 Biologia
As bactérias são o grupo mais bem estudado dos dois domínios procarióticos. NÃO é correto afirmar que as proteobactérias 
Alternativas
Q1912489 Biologia
“A informação genética das células eucarióticas tem uma origem híbrida – da célula de arqueia anaeróbica ancestral e das bactérias que ela adotou como simbiontes. A maior parte dessa informação é armazenada no núcleo, mas uma pequena quantidade permanece dentro da mitocôndria e, em células de plantas e algas, nos cloroplastos. Quando o DNA mitocondrial e o DNA de cloroplasto são separados do DNA nuclear e analisados e sequenciados individualmente, descobre-se que os genomas mitocondrial e de cloroplasto são degenerados, versões abreviadas dos genomas bacterianos correspondentes. Em uma célula humana, por exemplo, o genoma mitocondrial consiste em somente 16.569 pares de nucleotídeos, codificando somente 13 proteínas, dois componentes do RNA ribossômico e 22 tRNAs”.
ALBERTTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

De acordo com o texto, as células eucarióticas são híbridas, pois as mitocôndrias
Alternativas
Q1912488 Biologia
A figura mostra a formação de estruturas denominadas Quiasmas, que ocorrem em cromossomos homólogos.

Imagem associada para resolução da questão
FONTE: SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

O momento da divisão celular representado na figura ocorre na 
Alternativas
Q1912477 Biologia
O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envolve uma série de enzimas e proteínas. Cada uma delas apresenta uma função e um local de atuação específicos, primordiais para que o processo de duplicação ocorra sem intercorrências. A figura abaixo demonstra, esquematicamente, processos relacionados à replicação do DNA, inclusive com a presença de algumas dessas enzimas e proteínas.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).
Sobre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA e suas funções, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.
( ) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.
( ) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.
( ) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.
A sequência correta é
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: D