O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Compre hoje com 20% de desconto no plano Premium Anual Assinar agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 4 questões

Q464118 Conhecimentos Gerais
Nos últimos 29 anos, o país foi às ruas em três momentos decisivos: na campanha das diretas, no “Fora Collor” e nas revoltas de junho. Essas manifestações tiveram origem no desencontro entre os políticos e os cidadãos, na surdez da política em relação à estridente voz da população. (Revista Veja. Edição especial 2340. Setembro de 2013, p. 74.)

O movimento que tomou as grandes cidades brasileiras com o lema “Diretas Já”, em meados da década de 1980, resultou numa emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas no Brasil. Apresentada pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT) a emenda
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q464115 Conhecimentos Gerais
Um dos casos mais emblemáticos ocorridos nos últimos anos de governos militares no Brasil foi o atentado a bomba no Riocentro, um centro de convenções no Rio de Janeiro. A Comissão Nacional da Verdade obteve documentos que apresenta detalhes inéditos sobre a ação dos militares para acobertar a autoria do atentado que ocorreu em 1981, durante a realização de um show para comemorar o
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q464114 Conhecimentos Gerais
Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade já alcançaram grandes conquistas e revelações significativas na elucidação de um dos períodos mais dramáticos da história recente do Brasil, tais como:

I. Algumas pessoas que participaram da estrutura repressiva do regime militar admitiram à Comissão que torturaram ou viram outros agentes torturando presos, em audiências realizadas pelas comissões, com depoimentos relevantes, pois contrariam o discurso oficial dos militares, que ora negam que houvesse tortura, ora afirmam que eram casos isolados.

II. Após solicitação da Comissão Nacional da Verdade, a Justiça de São Paulo determinou a mudança dos atestados de óbito do jornalista Vladimir Herzog e do estudante Alexandre Vannucchi Leme, oficializando que ambos foram mortos pelo regime militar depois de sofrerem tortura, o que pode abrir precedentes para que outras famílias solicitem a mudança de atestado de óbito de seus parentes mortos pela ditadura.

III. Em parceria com outros órgãos e comissões, a Comissão Nacional da Verdade vem solicitando exumações e revendo laudos para investigar a morte de pessoas durante o regime militar no Brasil, como, por exemplo, o caso do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964 pelos militares, que teve seu corpo retirado do cemitério de São Borja (RS) e levado para Brasília, a fim de serem coletadas amostras para esclarecer o real motivo de sua morte.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q464113 Conhecimentos Gerais
Cinquenta anos após o Golpe Militar que instaurou uma ditadura no Brasil, hoje é possível saber melhor como funcionou o aparelho repressivo do regime e os abusos cometidos graças às investigações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e de dezenas de instituições parceiras, como comissões estaduais e municipais criadas nos últimos dois anos. Desde 2012, quando a CNV foi criada, foram ouvidas cerca de 600 pessoas – em sua maioria vítimas do regime, mas, também, agentes da repressão. O relatório final com as conclusões dos trabalhos será apresentado em dezembro.

(BBC Brasil. Disponível em: www.bbc.co.br/portuguese. Acesso em:31/03/2014.)

A principal finalidade da Comissão Nacional da Verdade é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: B