Questões da Prova CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata
Foram encontradas 9 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata |
Q27993
Conhecimentos Gerais
Texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Contemporâneo da bossa n o v a, o cinema novo inaugurou uma estética diferente p ara os padrões cinematográficos nacionais. Ao se afastar completamen t e d a temática agrária/rural, assume feições tipicamente hollyoodianas, quer pelo esmero e gigantismo das produções, quer pela assepsia dos temas focalizados.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata |
Q27991
Conhecimentos Gerais
Texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
A música popular brasileira talvez seja uma d as mais admiradas internacionalment e pe l a ri q u eza melódica, profusão rítmica e variedade t emática. Especialmente a partir dos anos 1930, tornaram-se célebres compositores como Noel Rosa, mesclando boleros com tin t as de tango argentino; Ary Bar ro s o e suas letras intimistas, sem concessão a exaltações nacional i s t as e patrióticas; Antonio Carlos Jobim, escrevendo letras precisas; Chico Bu arq ue de Hollanda e sua particular apreensão da música erudita.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata |
Q27990
Conhecimentos Gerais
Texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Oscar Niemeyer, considerado por muitos o maior arquiteto brasileiro e, certamente, um dos maiores do mundo, identificado com o Modernismo, p ercorreu uma trajetória que, iniciada com o conjunto arquitetônico da P ampulha, em Belo Horizonte, e tendo em Brasília um de seus ponto s mais expressivos, o levou a várias partes do mundo.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata |
Q27989
Conhecimentos Gerais
Texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Ministro da Educação e Cultura na época do Estado Novo de Vargas, Gustavo Capanema i n s t i t u i u o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Naci o n al , at i tude considerada essencial para preservar a memó r ia do país, decisivo para estancar um processo em marcha de d estruição de relíquias arquitet ô nicas que remontavam ao passado colonial. Na formulação e na execução de sua política cultural, Capanema cercou-se de nomes expressivos da i n t electualidade brasileira, como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Augusto Meyer, Carlos Drummo n d de Andrade, Lúcio Costa, Villa-Lobos e Mário de Andrade.
Ano: 2004
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
Instituto Rio Branco
Prova:
CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata |
Q27988
Conhecimentos Gerais
Texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
As encenações de Vest i do de Noiva, em 1943, e de Álbum de Família, dois anos depois, defi nitivamente colocaram seu autor - Nél s o n Ro drigues - no primeiro plano da dramaturgia brasilei ra. Contudo, por maior que tenha sido seu impacto, a obra rodriguiana não revolucionou os padrões vigentes no teatro brasileiro desde o século XIX, talvez por não ter ousado em termos formais e temáticos.