Questões de Concurso

Foram encontradas 248 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2353419 Veterinária

Acerca de diagnóstico clínico e laboratorial de doenças, de doenças de notificação obrigatória, de doenças parasitórias e infecciosas dos animais e de prevenção, controle e diagnóstico clínico e laboratorial de doenças que impactam o comércio e afetam a saúde pública, julgue o item.


Para o diagnóstico da doença de Aujeszky, as amostras de sangue devem ser encaminhadas para a detecção do DNA viral por reação em cadeia da polimerase (PCR). A investigação dos casos suspeitos pode ser encerrada após o diagnóstico final negativo. 

Alternativas
Q2304805 Veterinária
Sobre a epidemiologia e controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE), analise os itens a seguir.
I - O vírus da AIE é transmitido por insetos hematófagos e via iatrogênica, não sendo transmitido por via transplacentária e pelo colostro ou leite.
II - De acordo com o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, em casos de surtos de AIE, deve-se fazer a interdição da movimentação de equídeos nas propriedades, isolamento de animais suspeitos ou soropositivos, proibição da participação dos equídeos em locais onde haja concentração de animais e eliminação dos comprovadamente positivos.
III - São consideradas formas profiláticas simples, mas eficazes, de controle da AIE exames periódicos para diagnóstico da enfermidade, quarentena para animais recém introduzidos no plantel, manejo sanitário e higiênico dos animais, incluído controle dos vetores carreadores, além de não compartilhamento de fômites e agulhas.
IV - O diagnóstico da AIE é feito por meio dos testes de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA) e Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (ELISA). Para a realização desses exames são necessárias amostras de sangue total, podendo este estar refrigerado ou congelado, colhido por um Médico Veterinário e enviado ao laboratório, juntamente com uma resenha atualizada do animal.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2298073 Veterinária
As amostras para análises fiscais de produtos de origem animal devem ser coletadas em triplicata quando:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico Veterinário |
Q2293765 Veterinária
No Brasil, o primeiro instrumento legal a disciplinar o uso de animais em pesquisas foi a Lei n°. 11.794/2018 - conhecida como Lei Arouca -, que criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e as comissões de ética no uso de animais (CEUA) em instituições que objetivam utilizar animais em experimentos. Levando em consideração a Lei Arouca e as Resoluções Normativas CONCEA nº. 37 (2018) e nº. 55 (2022), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico Veterinário |
Q2293752 Veterinária
Leia o texto a seguir e responda a questão.

O camundongo é um dos modelos experimentais mais utilizados em pesquisa. Ele possui um ciclo reprodutivo que permite múltiplas ninhadas em um intervalo curto de tempo. O comportamento reprodutivo de fêmeas pode ser modificado por alguns efeitos, tais como Efeito de Lee-Boot, de Whitten e de Bruce. De acordo com o manejo e criação, os camundongos podem ter diferentes status sanitários: animais convencionais, Germ Free, Gnotobióticos e SPF.
Quanto às modificações do comportamento reprodutivo, qual definição de efeito que pode interferir no cio das fêmeas de camundongos está correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: A