Questões de Concurso
Foram encontradas 557 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) O mormo é uma doença bacteriana que acomete equídeos na qual os animais são infectados pela Burkholderia mallei, sendo que, para efeito de diagnóstico sorológico do mormo, será utilizada a prova de fixação de complemento que deverá ser realizada em laboratório veterinário credenciado. ( ) A vacinação contra o mormo é obrigatória em todo território brasileiro e é a forma mais eficiente de prevenção contra essa doença. ( ) A participação de equídeos em eventos hípicos realizados em unidades da federação onde tenham sido confirmados casos de mormo fica restrita a animais que apresentem comprovante de exame negativo de mormo, dentro do prazo de validade e ausência de sinais clínicos da doença. ( ) A propriedade que apresenta um ou mais animais com diagnóstico de mormo positivo conclusivo será considerada foco da doença e imediatamente interditada e submetida a Regime de Saneamento. ( ) Qualquer equídeo positivo para mormo será sacrificado imediatamente, não cabendo indenização aos proprietários. Após a eutanásia, deve-se proceder à incineração ou enterro dos cadáveres no próprio local e desinfecção das instalações e fômites, sob supervisão do serviço veterinário oficial.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
Os animais domésticos podem ser vetores de algumas zoonoses, que doença um indivíduo que foi mordido por um animal doméstico (cão, gato) pode contrair?
Em relação às características de drogas empregadas na anestesia veterinária de pequenos animais, analise as afirmações abaixo:
I- Acepromazina: produz depressão do sistema nervoso central devido à sua ação sobre os centros nervosos inferiores. Apresenta, ainda, propriedade antiemética e pouca atividade analgésica.
II- Xilazina: é um agonista de receptores α2 adrenérgicos que impedem a liberação de noradrenalina através da inibição do influxo de íons cálcio na membrana neuronal. Promove ainda efeito hipotensor e tranquilizante.
III- Zolazepam: não produz relaxamento muscular, podendo ser administrado endovenosa ou intramuscularmente. O zolazepam promove pouca depressão da atividade motora espontânea e não tem atividade anticonvulsivante como o Diazepam.
IV- Isofluorano: grande proporção da droga é metabolizada no organismo. Como apresenta baixa taxa de eliminação, pode apresentar risco de o paciente desenvolver hepatopatia ou nefropatia em resultado dos metabólitos formados.
V- Tiopental: a ação é ultracurta. Pode promover arritmias cardíacas, depressão do miocárdio, depressão respiratória com apneia transitória.
É/estão correto(s):
Urolitíase é uma alteração clínica definida como a formação de cálculos no trato urinário. O quadro clínico observado quando há obstrução da passagem da urina por cálculos denomina-se urolitíase obstrutiva. Em relação a essa doença em ruminantes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A principal causa de urolitíase em ruminantes alimentados com concentrados é o aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P da dieta que aumentam a fosfatemia e, consequentemente, a eliminação de fosfatos pela urina.
( ) O valor do pH da urina é um fator importante, uma vez que os fosfatos precipitam quando o pH é alcalino, o que ocorre normalmente nos ovinos.
( ) Pela conformação da uretra, a obstrução ocorre, quase que exclusivamente, nos machos.
( ) Em bovinos, a localização mais frequente da obstrução da uretra é na flexura sigmoide.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: