Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre parasitologia em veterinária em veterinária

Foram encontradas 344 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2443946 Veterinária
A dirofilariose canina, também chamada “doença do verme do coração”, é uma antropozoonose emergente de cães, ocasionada por nematódeos do gênero Dirofilaria, onde D. immitis é a espécie mais amplamente conhecida. No ser humano, a doença se caracteriza por comprometimento do parênquima pulmonar. Os gatos, embora possam ser parasitados, são mais resistentes à infecção. Para que ocorra a transmissão dessa doença, é necessária a participação de vetores artrópodes hematófagos conhecidos como:
Alternativas
Q2388283 Veterinária
Um médico veterinário foi chamado em um haras, onde ouviu do proprietário o relato de que alguns cavalos estão com prurido (coceira) e, por isso, comportam-se demonstrando irritabilidade e agitação. Além disso, ficam a coçar a região posterior nos troncos das árvores e nos estábulos. Ao examinar os animais, o profissional observou que alguns estão sem pelos na base da cauda. Entre as suspeitas levantadas pelo veterinário está um helminto cuja fêmea coloca seus ovos na região perianal. Pertencente à classe Nematoda, esse parasita é 
Alternativas
Q2379263 Veterinária
Assinale a assertiva que apresenta de forma correta uma enfermidade é muito comum entre os cachorros, sendo conhecida como uma “doença silenciosa” é causada por um protozoário transmitido pela picada do mosquito-palha.  
Alternativas
Q2375228 Veterinária
A Hidatidose é uma doença parasitária crônica, causada pela fase de larva do parasito Echinococcus granulosus. Nos ovinos, grande parte de hidátides ocorrem no(s): 
Alternativas
Q2371287 Veterinária
Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHAs) são aquelas causadas pela ingestão da água e/ou alimentos contaminados por micro-organismos, toxinas, parasitas, vírus ou substâncias químicas. De acordo com o último relatório de surtos divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2013 e 2022 foram identificados 6.523 casos de surtos de DTHA no Brasil, representando impactos à saúde da população, além de impactos econômicos. Os sintomas mais comuns das DTHAs são diarreia, vômito, náusea, desconforto intestinal e até mesmo febre; porém, os sintomas variam em função do agente etiológico envolvido. Para garantir a segurança do alimento é necessário um rigoroso programa de boas práticas de fabricação nas indústrias e nos estabelecimentos que disponibilizam alimentos prontos ao consumidor. Neste caso, restaurantes e demais serviços de alimentação devem seguir diretrizes como manipuladores de alimentos sem feridas nas mãos ou portadores de infecções. As feridas nas mãos ou infecções respiratórias podem levar à contaminação do alimento por determinada bactéria e, consequentemente, resultar em intoxicação, que possui como principais sintomas vômito, náusea, cefaleia que podem ter início em poucas horas, considerando que a doença é causada sem a invasão tecidual da bactéria no organismo. Dentre os micro-organismos causadores de DTHA, o responsável por intoxicações alimentares com os sintomas descritos, é: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: D