Foram encontradas 41.543 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O planejamento é um processo ocasional e contínuo, pois é realizado dentro da empresa e não se limita à simples montagem de um plano de ação.
No nível intermediário, são estudadas as restrições, as necessidades e as conveniências associadas a funções de gerência média.
De acordo com Peter Drucker, o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.
No nível tático, ocorrem a execução e a realização das atividades e tarefas.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve alcançá-los.
O planejamento operacional possui um alto nível de detalhamento e um alto grau de incertezas e riscos.
O planejamento estratégico envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
O planejamento estratégico tático é projetado no longo prazo, sendo seus efeitos e suas consequências estendidos por vários anos.
A abordagem da administração científica é uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo.
De acordo com a teoria clássica, deve haver uma justa remuneração para os empregados e para a organização.
Para a administração científica, um dos princípios gerais da administração é a unidade do comando, segundo a qual cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.
De acordo com a abordagem da administração científica, a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização.
O nome da administração científica deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de aumentar a eficiência industrial.
A abordagem humanística é rígida, inflexível e conservadora.
Segundo a teoria clássica, um dos princípios gerais da administração é a divisão do trabalho, consistente na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
As origens da abordagem clássica da administração remontam às consequências geradas pela Segunda Guerra Mundial.
A escola da administração científica visava aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração a bases científicas.
A teoria clássica foi uma corrente teórica e orientada administrativamente, sendo a ênfase na estrutura a sua principal característica.
“Podem ser conscientes ou inconscientes, representando as idealizações e racionalizações do comportamento dos indivíduos. Difíceis de serem identificados apenas por meio da observação direta, sendo identificados com entrevistas a elementos-chave e análise de conteúdo ou discurso dos documentos oficiais.” (ALMEIDA, 2017)
O texto se refere ao seguinte nível de apreensão no âmbito da cultura organizacional: