O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Aproveite a promoção do trabalhador estudando para ingressar na profissão que sempre sonhou. Assine agora com 20% de desconto

Questões de Concursos

Foram encontradas 5 questões

Q802275 Química
Um técnico químico fez uma titulação ácido-base ao adicionar uma solução de NaOH de uma bureta a um erlenmeyer contendo uma solução de HCℓ e usou fenolftaleína como indicador. No ponto de equivalência, observou uma cor rosa avermelhado pálida. Contudo, passados alguns minutos, a solução voltou gradualmente a ficar incolor. Assinale a alternativa que justifique CORRETAMENTE o ocorrido:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q802272 Química

Os indicadores são substâncias naturais ou sintéticas que apresentam cores bem distintas em ácido e básico. Para uma série de indicadores, as seguintes cores e faixa de pH sobre a qual a mudança de cor ocorre são apresentadas na tabela abaixo:

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q802271 Química

Para atender aos procedimentos de rotinas laboratoriais, usamos vários tipos de soluções e concentrações. Para exemplificar, um técnico adicionou 100 mL de água destilada em 10 g de composto S, em pó e seco (CaCO3). A partir dos dados, obtiveram-se os resultados: (densidade da água, ρ = 1 g mL–1; massa molar do CaCO3 = 100 g mol–1):

I. Concentração comum: C = 0,1 g mL–1 .

II. Concentração molar: [X] = 0,5 mol L–1 .

III. Concentração molal: b = 1 mol kg–1 .

IV.Concentração percentual: %C = 10% m/V.

V. Fração molar de S: XS ≈ 0,1.

Assinale a alternativa correta:

Q802270 Química

Observe o frasco da figura a seguir que contém uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) utilizada em laboratório, e responda, sabendo que o volume da solução contida no frasco é 2,0 L:

Qual o volume dessa solução necessário para obter uma solução de 250 mL de H2SO4 com 0,025 mol L–1 ?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q802269 Química
Você já deve ter notado que a água oxigenada é comercializada em frascos escuros ou em plásticos opacos. Isso se deve ao fato de a luz ser um dos fatores responsáveis pela sua decomposição (fotólise), na qual ocorre a liberação de gás oxigênio. Assim, as concentrações das soluções de água oxigenada são definidas em função do volume de O2(g) liberado (medido nas CNTP) por unidade de volume da solução. Dessa maneira, água oxigenada de concentração 10 volumes libera 10 litros de O2(g) por litro de solução. Para obtermos 1 litro de uma solução de água oxigenada a 10 volumes, qual é a massa (m) de H2O2 que devemos dissolver em água, que irá liberar, na sua decomposição, 10 litros de O2, medidos nas CNTP?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: A