Questões da Prova CESPE - 2018 - EBSERH - Jornalista
Foram encontradas 8 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Entre os elementos que podem mudar a interpretação de uma
informação, estão a falta de dados na mensagem; a falta de
repertório do leitor e o contexto cultural/social diferente da
mensagem vivenciada e experimentada por ele. Por isso, é
necessária a realização de um estudo sobre o público-alvo,
antes da produção das peças.
Entre os meios de design de informação, o infográfico surge com a informação a partir de desenhos e gráficos que denotam um conteúdo dinâmico e interativo. A Internet propicia um ambiente que privilegia a interatividade de forma ampla a partir dos elementos da hipermídia (som, imagem e movimento), que facilitam uma melhor absorção de conhecimento e informação.
Ailton S Silva et al Design de informação: uma explosão de possibilidades num mundo imagético e interativo Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2013 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças
gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme
a sociedade e o seu contexto histórico.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
Os desenhos nas paredes das cavernas, no período
pré-histórico, são um exemplo de tentativa de manifestação
artística que procura representar a realidade.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
A imagem mental é formada a partir da visualidade mediada
por equipamentos tecnológicos, como a câmera fotográfica.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
O cenário, os objetos que compõem a cena, o elenco, o
figurino, os enquadramentos e os movimentos da câmera
definem a linguagem de um produto audiovisual.