Questões de Concurso Comentadas sobre arquivologia para mpe-sc

Foram encontradas 13 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q793430 Arquivologia
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. ( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. Não sendo possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá se manifestar, em prazo não superior a 30 dias. ( ) A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta, reservada ou pessoal. ( ) Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso. ( ) É dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793425 Arquivologia
Instrumento de pesquisa que objetiva apresentar a instituição arquivística, divulgando seus dados básicos como endereço, telefone e horário de atendimento. Através dele o pesquisador sabe quais conjuntos documentais o arquivo possui. Trata-se do:
Alternativas
Q793420 Arquivologia
Analise a definição abaixo: "Posição da unidade de descrição em uma estrutura hierarquizada da organização de um acervo". NOBRADE, 2006. Essa definição se refere à(ao):
Alternativas
Q793414 Arquivologia
O valor secundário dos documentos é um valor residual que os "papéis" ainda podem conservar (Bellotto, 2006, p.118). Nesta perspectiva afirma-se que os documentos com valor secundário: 1. Continuam a apresentar valor administrativo, jurídico, financeiro para a administração de origem ou para outras administrações, depois de ter perdido seu valor primário para as operações correntes. 2. Foram produzidos por órgãos públicos, fornecem provas originais, têm incontestável característica de imparcialidade porque reproduzem os fatos e atos, contexto amplo da atividade geradora e o ambiente cultural. 3. Possuem valor de testemunho ou de "documentação funcional", isto é, refletem a evolu­ção histórica da administração de origem. 4. Têm valor de informação, isto é, apontam uma contribuição importante para a pesquisa e para os estudos no domínio do conhecimento, qualquer que seja. 5. Podem ter valor para a proteção dos direitos cívicos, jurídicos e de propriedade de certos cidadãos ou de toda a população; trata-se de um valor ligado aos direitos individuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q793412 Arquivologia
A preocupação com conservação de acervos, e com a memória de uma forma geral, é ainda incipiente em nosso país, dependendo muitas vezes da dedicação isolada de profissionais e instituições. Iniciativas desse tipo devem servir como estímulo não apenas às instituições responsáveis pela guarda da memória nacional, mas a todas as esferas de decisão, no sentido de se preocuparem com a preservação dos bens culturais, sejam eles móveis ou imóveis, entendendo-os como parte fundamental na estruturação da identidade nacional. (MAST, 1995). Algumas medidas que não são dispendiosas e podem ser tomadas diariamente nas instituições são o manuseio correto, o armazenamento e acondicionamento adequado dos documentos. Em relação aos métodos de armazenamento e acondicionamento adequados para materiais de arquivos, analise as afirmativas abaixo. 1. No caso de acervos em papel, apenas objetos do mesmo tamanho e categoria devem ser armazenados juntos. 2. Os móveis mais adequados são os de metal esmaltado. A madeira não revestida ou de fórmica também é recomendada. 3. Os documentos e os manuscritos devem ser desdobrados para a armazenagem, desde que isto possa ser feito sem rachar, quebrar, ou danificá-los. Não estando quebradiços ou frá­geis, os materiais de grande formato podem ser enrolados quando a armazenagem em posição plana se fizer impossível. 4. Uma vez que os materiais tenham sido adequadamente acondicionados em pastas, invó­lucros ou envelopes, devem ser armazenados em posição vertical, em caixas com tampa articulada de qualidade arquivística. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: B