Questões de Concurso

Foram encontradas 1.872 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452386 Arquivologia
A Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, no momento de sua promulgação, alterou dispositivos da Lei nº 8.159/1991 e instituiu no Brasil um corpo de procedimentos essenciais às políticas de arquivo brasileiras, a fim de garantir o acesso a informações que contribuíssem para o exercício da cidadania. Segundo a Lei nº 12.527/2011, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )  É dever de quaisquer órgãos e entidades públicas a promoção, independentemente de requerimentos, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
( )  É opcional ao CREMERS criar um serviço de informações ao cidadão que atenda e oriente o público quanto ao acesso a informações, já que ele é um órgão público estadual e deve ser regido por dispositivo estadual compatível.
( )  Em caso de indeferimento de acesso a informações, poderá o interessado interpor recursos contra a decisão no prazo de 20 dias, a contar da sua ciência.
( ) São considerados imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e classificados como de acesso restrito aqueles documentos que podem pôr em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2448135 Arquivologia
Os órgãos do Poder Judiciário poderão estabelecer convênios com órgãos ou entidades de caráter histórico, cultural, social e universitário para auxílio nas atividades de gestão documental, sob coordenação e supervisão das CPADs e das unidades de Gestão Documental existentes nos tribunais. Esses convênios
Alternativas
Q2447304 Arquivologia
Analise o texto abaixo:
Consideram-se ........................... os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salva guarda para sua custódia e divulgação. Dentro desta categoria, tem-se os documentos cujo assunto é classificado como ..........................., ou seja, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou criar embaraços administrativos. São assuntos referentes a pessoal, material, finanças e outros de acordo com interesse das partes como informações sobre a atividade de pessoas e entidades, bem como suas respectivas fontes. 

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q2443789 Arquivologia
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Para os efeitos da Lei 12.527/11- Lei de Acesso à Informação, considera-se: “______: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.”
Alternativas
Q2441483 Arquivologia

A respeito de arquivos intermediários, julgue o item. 


Pelo disposto no Decreto n.o 76.387/1975, no Brasil, o Arquivo Nacional passou a contar com uma divisão de pré‑arquivo, instalada em Brasília. Esse primeiro centro regional de arquivos intermediários deu início às atividades recebendo a documentação dos ministérios e dos outros órgãos do governo federal, a qual já fora produzida em Brasília, a partir de 1960, quando foi transferida a capital.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: C