Questões da Prova FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Arquivologia - Reaplicação

Foram encontradas 9 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q793429 Arquivologia
A arquivologia foi profundamente marcada, em suas origens, pelos aspectos pragmáticos vinculados às práticas burocráticas visando eficácia e eficiência na guarda e preservação dos arquivos, notadamente públicos. A questão da arquivologia, enquanto área do conhecimento ou ciência, não era prioritária entre os autores da chamada "arquivologia clássica" (FONSECA, 2005). Dos conceitos da Arquivologia clássica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q793427 Arquivologia
 De acordo com a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q793422 Arquivologia
Analise o texto abaixo: "Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental" BELLOTTO, 2006, p.227. Para além dessa função, é salientada pela autora outra atividade que pode desenhar os contornos sociais, dando-lhe projeção na comunidade. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no bojo da função e da atividade. ( ) Trata-se de seus serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa. ( ) Nenhum arquivo público alcançará a dimensão que lhe é legitimadamente devida, se fizer do seu recinto apenas um espaço cultural onde bem-sucedidos eventos sociais irão mascarar sua inércia e inoperância. ( ) As atividades culturais que algumas institui­ções arquivísticas brasileiras já promovem têm sido principalmente palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional. ( ) A função primordial do arquivo é recolher, custodiar, preservar e organizar fundos. Qualquer outra atividade é um desvio equivocado da função arquivística. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793417 Arquivologia
Analise o texto abaixo: "Os registros arquivísticos são provas confiáveis das ações a que se referem e devem esta confiabilidade às circunstâncias de sua criação e a necessidades de prestar contas" (JARDIM, 2008, p.126). Na literatura arquivística temos a identificação das características gerais dos registros documentais arquivísticos que são:
Alternativas
Q793414 Arquivologia
O valor secundário dos documentos é um valor residual que os "papéis" ainda podem conservar (Bellotto, 2006, p.118). Nesta perspectiva afirma-se que os documentos com valor secundário: 1. Continuam a apresentar valor administrativo, jurídico, financeiro para a administração de origem ou para outras administrações, depois de ter perdido seu valor primário para as operações correntes. 2. Foram produzidos por órgãos públicos, fornecem provas originais, têm incontestável característica de imparcialidade porque reproduzem os fatos e atos, contexto amplo da atividade geradora e o ambiente cultural. 3. Possuem valor de testemunho ou de "documentação funcional", isto é, refletem a evolu­ção histórica da administração de origem. 4. Têm valor de informação, isto é, apontam uma contribuição importante para a pesquisa e para os estudos no domínio do conhecimento, qualquer que seja. 5. Podem ter valor para a proteção dos direitos cívicos, jurídicos e de propriedade de certos cidadãos ou de toda a população; trata-se de um valor ligado aos direitos individuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: E