Questões de Concurso

Foram encontradas 9.056 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2056206 Direito Administrativo
Sobre as fundações públicas, julgue as afirmativas seguintes.


I. Realizam atividades não lucrativas.
II. Realizam atividades atípicas do poder público, mas de interesse coletivo, como a educação, a pesquisa e a cultura.
III. São criadas por lei específica e estruturadas por decreto.


Pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2056205 Direito Administrativo
Compõem a administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e sociedades de economia mista. Assinale, a seguir, a alternativa que não faz uma correspondência correta entre a entidade e sua acepção.
Alternativas
Q2056204 Direito Administrativo
Na administração pública, deve-se pautar por princípios, alguns explícitos na Constituição Federal e outros implícitos no texto constitucional, conhecidos como princípios infraconstitucionais e que derivam de outras legislações. Leia as definições a seguir.

I. Por tal princípio, entende-se que o administrador não deve agir com malícia ou de forma astuciosa para confundir ou atrapalhar o cidadão no exercício de seus direitos. Sempre deve agir de acordo com a lei e com bom senso.
II. Para todas as ações dos servidores públicos, deve existir uma explicação, um fundamento de base e direito. Tal princípio é o que vai fundamentar todas as decisões que serão tomadas pelo agente público.
III. Tem o objetivo de proibir o excesso, com a finalidade de evitar as restrições abusivas ou desnecessárias realizadas pela Administração Pública. Tal princípio envolve o da proporcionalidade; assim, as competências da Administração Pública devem ser feitas proporcionalmente, sendo ponderadas, segundo as normas exigidas para cumprimento da finalidade do interesse público.

A que princípios referem-se, respectivamente, I, II e III? 
Alternativas
Q2054853 Direito Administrativo
De acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, estão previstos os seguintes princípios da administração pública: 
Alternativas
Q2054851 Direito Administrativo
Quando um agente público incorre em uma prática ilegal contra os princípios da Administração Pública, ele pode ser julgado por:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: A