Questões de Concurso

Foram encontradas 4.108 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2406978 Direito Administrativo

Tendo em vista os princípios que norteiam a moralidade administrativa, julgue o item a seguir. 


O princípio da impessoalidade traduz a ideia de que os entes da Administração não se confundem nem se identificam com as pessoas que, em dado momento, estejam investidas em função de mando, cujas atuações não podem dirigir-se à satisfação de interesses pessoais ou de grupos episodicamente relacionados com o poder ou ser manipuladas com o objetivo de prejudicar quem quer que seja. O princípio da impessoalidade somente se aplica à Administração Pública direta, não sendo aplicável à Administração Pública indireta.

Alternativas
Q2406977 Direito Administrativo

Tendo em vista os princípios que norteiam a moralidade administrativa, julgue o item a seguir. 


O princípio da eficiência foi introduzido na Constituição pela Emenda Constitucional nº 19/1998.

Alternativas
Q2404459 Direito Administrativo

Assinale a alternativa INCORRETA. São princípios da administração pública:

Alternativas
Q2403342 Direito Administrativo

Considerando as proposições básicas da Administração Pública, ou seus princípios, analise as afirmativas a seguir.


I. Decorrente dos princípios da legalidade e da indisponibilidade do interesse público, o princípio da especialidade que concerne ao pressuposto de descentralização administrativa e implica especialização de atribuições e, consequentemente, qualidade.

II. A autotutela implica o exercício do controle sobre as pessoas jurídicas instituídas pela Administração Pública, como as autarquias, com a possibilidade de anular os atos ilegais ou de revogar os inconvenientes e inoportunos independentemente de recursos junto ao judiciário.

III. No Direito Administrativo, na nulidade absoluta, o vício não pode ser sanado, e, na nulidade relativa, isso é possível, pois, em relação ao ato administrativo, alguns vícios podem ser sanados.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2389623 Direito Administrativo
Analise as informações a seguir:

I.  A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. 
II. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: A