O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso

Foram encontradas 128 questões

Ano: 2017 Banca: UERR Órgão: CODESAIMA Prova: UERR - 2017 - CODESAIMA - Químico |
Q1396242 Física
As medidas baseadas na luz e outras formas de radiação eletromagnética (REM) são amplamente empregadas em química analítica. As interações da radiação com a matéria são estudo da ciência da espectroscopia. Em relação às propriedades da radiação eletromagnética é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1384744 Física
Uma fissão nuclear ocorre quando um núcleo pesado, tal como urânio-235 (235U) , é partido em dois núcleos menores. A quantidade de energia liberada em cada evento de fissão do 235U é, aproximadamente, de
Alternativas
Q1384741 Física
A usina nuclear difere da térmica convencional basicamente quanto à fonte de calor. O funcionamento de uma usina PWR baseia-se no resfriamento do núcleo do reator por meio de um circuito primário de água de alta pressão. A água aquecida sob alta pressão do circuito primário passa por um gerador de vapor que transforma em vapor a água de um circuito secundário. O vapor movimenta uma turbina que aciona o gerador elétrico. O vapor que trabalha na turbina passa pelo condensador e é refrigerado, realimentando o ciclo. Esse modelo de geração de energia com vapor é conhecido como ciclo de Rankine. É correto afirmar que a eficiência do ciclo de Rankine ideal poderá ser aumentada quando se
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IBFC Órgão: SEPLAG-MG
Q1220171 Física
Em 1924, o físico francês Louis de Broglie (1892- 1987) propôs que uma partícula poderia apresentar propriedades ondulatórias e corpusculares. Este modelo, chamado de dualidade partícula-onda, não foi amplamente aceito na ocasião, mas atualmente é empregado em diversos equipamentos, incluindo em microscopia. Assinale a alternativa que apresente um equipamento que não faça uso deste modelo.
Alternativas
Q1175085 Física
Leia a seguinte matéria: “Há 100 anos, a teoria era comprovada no Ceará. ‘Questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil’, disse Einstein sobre eclipse que comprovou, em 1919, em Sobral, veracidade de ideias que levam hoje à compreensão de buracos-negros e GPS. O físico alemão Albert Einstein apresentou sua teoria em 1915 e estava convencido de que uma das consequências dela seria o desvio da trajetória da luz por um corpo de grande massa no espaço, o que pode ser observado, por exemplo, durante um eclipse solar. Esse efeito, chamado de deflexão da luz, faria com que as estrelas observadas durante o eclipse fossem vistas numa posição aparentemente diferente de sua localização real, comprovando assim uma das maiores revoluções da história da ciência.” (Texto adaptado. Fonte: terra.com.br, de 28/05/2019).

Qual o nome da teoria de que trata o texto?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: D