Questões de Concurso Comentadas sobre problemas de aprendizagem na escola em pedagogia

Foram encontradas 57 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2392249 Pedagogia

Julgue o item a seguir.


Na abordagem pedagógica centrada na resolução de problemas, o aluno é ativamente envolvido no processo de aprendizagem. Ele é estimulado a interagir com o texto, responder perguntas, explorar soluções e identificar regularidades. Essa metodologia incentiva a reflexão, permitindo que o aluno chegue a suas próprias conclusões e valorize tanto suas experiências dentro da escola quanto fora dela. A abordagem da resolução de problemas envolve a exploração de conceitos antigos ou intuitivos como ponto de partida. No entanto, ao se deparar com desafios e obstáculos, o aluno é motivado a buscar abordagens alternativas para solucionar o problema. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CONSULPLAN Órgão: SESPA-PA Prova: CONSULPLAN - 2023 - SESPA-PA - Pedagogo |
Q2276828 Pedagogia
Devido aos altos índices, a gravidez na adolescência tem sido objeto de debates, pesquisas e políticas públicas no Brasil. De acordo com relatório publicado em 2018 pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada mil jovens mulheres entre 15 e 19 anos. Na América Latina e no Caribe, a taxa é estimada em 65,5 nascimentos. No Brasil, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos; o número chega a 65 nascimentos, superando a média da região. Ainda, no país, a proporção de nascidos de mães entre 10 e 19 anos é de 18%.
(Disponível em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/os-impactos-da-gravidez-durante-a-adolescencia-na-vida-das-familias/. Adaptado.)

Portanto, a gravidez na adolescência causa inúmeros danos à educação da adolescente gestante, e um dos primeiros, de modo geral, é o abandono escolar. Considerando as diversas pesquisas relacionadas às consequências da gravidez precoce à saúde e à educação das adolescentes, analise as afirmativas a seguir.

I. É possível notar a interrupção de projetos de vida e a mitigação de problemas familiares, sociais, econômicos e psicológicos.

II. Foi demostrado, a partir dos resultados, que, ao engravidar, a adolescente vive uma situação de risco social por aderir ao crescimento educacional.

III. Foi demostrado que a gravidez na adolescência perpetua ciclos intergeracionais de pobreza, uma vez que afeta a qualidade de vida e o crescimento pessoal e profissional.

IV. Os resultados sugerem riscos à escolaridade da adolescente. Descreve, também, que a gravidez na adolescência intensifica a busca por emprego informal e aumento do ciclo da pobreza.

V. A partir dos resultados, foram apresentados como consequências da gravidez precoce os problemas psicológicos e socioeconômicos que afetam as adolescentes que vivenciam a situação.

VI. Os resultados obtidos demostram que, ao vivenciar a gravidez, a adolescente tem danos à sua qualificação educacional e profissional, impedindo a independência emocional e financeira dos pais.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2273179 Pedagogia
 Leia o texto a seguir e responda a questão.


      As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a perturbações precoces nos processos de assimilação e acomodação, resultando em um empobrecimento da modalidade de aprendizagem do sujeito. Portanto, é essencial que o(a) psicopedagogo(a) considere esses aspectos para identificar as dificuldades e promover uma aprendizagem mais efetiva e significativa para cada indivíduo. De acordo com Fernández (1991), essa forma de aprendizagem representa uma maneira específica de estabelecer relações, buscar e construir conhecimentos, além de refletir a postura do indivíduo como autor do próprio pensamento. É um modo peculiar de pensar e criar o novo, surgindo a partir da interação com o outro.
          As modalidades de aprendizagem, representadas por formas ou esquemas, nos fornecem um melhor entendimento sobre como o processo de aprendizagem se concretiza, mas também nos esclarecem sobre os desafios do "não-aprender". Quando pensamos nas dificuldades do "não-aprender", podemos associá-las ao congelamento ou conservação de certos padrões de conduta em face de diversas situações da vida. Esse padrão cristalizado pode levar à falta de criatividade nas realizações, resultando em meras reproduções do que foi exposto e dificultando a construção de novos conhecimentos. As dificuldades de aprendizagem podem ser resultado da interação entre o sujeito, o conhecimento e o ensino de forma cristalizada, o que pode inibir a criatividade nas realizações. Além disso, uma internalização prematura dos esquemas ou a falta de respeito pelas necessidades e ritmo de quem aprende podem levar a uma hiperassimilação ou hipoacomodação, respectivamente.
     Paín (1985) apresenta quatro situações extremas relacionadas com a assimilação e acomodação, que influenciam a forma como a aprendizagem ocorre. A hipoassimilação se refere ao empobrecimento dos esquemas de objeto e da capacidade de coordená-los, resultando em um déficit lúdico e na disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora. Por outro lado, a hiperassimilação ocorre quando há uma internalização prematura dos esquemas, predominando o aspecto lúdico e impedindo a antecipação de transformações possíveis, o que pode levar a desrealizar negativamente o pensamento da criança. No que diz respeito à acomodação, a hipoacomodação acontece quando o ritmo da criança não é respeitado e suas necessidades de repetir experiências não são atendidas. Isso pode atrasar a imitação adiada e a internalização da linguagem, especialmente quando os estímulos são confusos e fugazes. Por outro lado, a hiperacomodação surge quando há uma superestimulação da imitação.
A hiperassimilação, enquanto uma das modalidades de aprendizagem de um aprendente com dificuldades de aprendizagem, pode ser descrita como: 
Alternativas
Q2163544 Pedagogia

Julgue o item subsequente.

O cognitivismo analisa o processo de aprendizagem desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social, centrando-se no comportamento observável. 
Alternativas
Q2161003 Pedagogia

Julgue o item subsequente. 


As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam capacidades de natureza prática para lidar com a atividade matemática, o que lhes permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: E
5: C