Questões de Concurso

Foram encontradas 2.635 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2459093 Pedagogia
Menegolla e Sant’Anna (2014) afirmam que a metodologia de projetos proporciona aos alunos:

I. Lidar de forma inteligente com materiais à sua disposição.
II. Reproduzir com exatidão grandes quantidades de informações.
III. Expressar ideias, valores e atitudes de forma responsável.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2459091 Pedagogia
Segundo Antunes (2014), os projetos possibilitam superar uma série de problemas da aula expositiva convencional, tais como: 

I. A motivação é extrínseca, o aluno é motivado somente se o professor o desperta e o anima.

II. A construção da aprendizagem significativa do aluno é sugerida pelo professor, mas é fundamentada dentro do grupo.

III. A avaliação é globalizada e o aluno sente que o sucesso de sua experiência vale não apenas para a tarefa que cumpre, mas para seu uso em outros níveis de aprendizagem. 


Quais estão corretos? 
Alternativas
Q2457835 Pedagogia
Souza, Salgado, Querido e Arantes (2022) definem interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade a partir do entendimento da produção do conhecimento.
Para esses teóricos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Interdisciplinaridade seria, portanto, o movimento existente entre determinadas disciplinas. Ou seja, a partir desta análise, depreende-se que a interdisciplinaridade só existe porque existem as disciplinas e que ela ocorre justamente nos pontos de convergência (ou de ligação) entre elas.
I. A pluridisciplinaridade condiz com o cruzamento de disciplinas e se articula ao conceito de multidisciplinaridade.

III. A multidisciplinaridade refere-se a campos disciplinares que tratam de temas distintos, por isso não mantém relação com o tema elencado.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457827 Pedagogia
Sobre a ideia de organização, prévia ou não, de experiências, situações de aprendizagem realizadas por docentes, redes de ensino de forma de levar a cabo um processo educativo (LOPES, MACEDO, 2011, p.19) está o que tem sido denominado currículo.
Para Silva (2001), as teorias curriculares permitem questionar, ora se complementam e são necessárias para pensarmos nos rumos da educação e nas relações sociais, de modo geral.
Sobre as Teorias Tradicionais de Currículo, As Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas avalie as afirmativas a seguir.

I. Teoria tradicional: o saber, expresso no currículo tradicional, está ligado à situação existencial das pessoas envolvidas no ato de conhecer, portanto o papel de uma educação consciente é adaptar os indivíduos de forma participativa à sociedade.
II. Teorias Críticas: problematizaram o que é considerado conhecimento escolar, entendendo que a seleção de conteúdos consiste no resultado de um processo envolvendo conflitos e disputas e relações de poder.
III. Teorias Pós-Críticas: articulam-se às Teorias Críticas ressignificando as relações saber-poder que operam via conhecimento escolar, pois os sujeitos que fixam sentidos de conhecimento escolar têm valor posicional e contingente. Um posicionamento teórico que questiona a ideia de uma modernidade, na qual os sujeitos, as relações e as instituições são percebidos de formas essencializadas e engessadas, passando a operar com a dinâmica de uma sociedade que desestabiliza os sentidos de verdade sobre sujeitos e “coisas deste mundo” até então hegemônicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457131 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.


(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.


(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.


(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: C