Questões da Prova FCC - 2018 - Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultor Técnico-Legislativo - Engenheiro Mecânico

Foram encontradas 7 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q938544 Engenharia Elétrica

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas tem sua configuração apresentada no fluxograma abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Um projeto de manutenção predial contempla a verificação dos componentes apresentados no fluxograma. Com relação aos componentes abaixo:


I. Gaiola de Faraday

II. Estruturas metálicas prediais

III. Múltiplos eletrodos verticais


É correto afirmar que:

Alternativas
Q938543 Engenharia Elétrica

Para a movimentação de elevadores em edifícios, existem tecnologias para o controle dos motores alimentados em corrente contínua e em corrente alternada. Atualmente os motores de corrente alternada são mais utilizados por motivos de manutenção e eficiência energética. Existem ainda outros tipos de motores, os síncronos de imãs permanentes, que têm que estar necessariamente acoplados a um sistema de comando composto por um variador de tensão e frequência próprios.


Considere o esquema simplificado de comando apresentado na figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


O esquema apresentado e que se caracteriza por manter uma elevada corrente de partida (4 a 5 vezes a corrente nominal) e trabalhar em altas temperaturas devido ao alto escorregamento, corresponde ao tipo de comando:

Alternativas
Q938542 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

As normas envolvendo performance energética de elevadores e escadas rolantes não apresentam nenhum cálculo analítico para estimar o consumo de energia elétrica diário devido às perdas variáveis no movimento de uma escada rolante. Um modelo matemático proposto por Lutfi Al-Sharif é muito utilizado em projetos:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando um número diário de 1000 passageiros, peso médio do passageiro 70 kg, altura da escada 10 m e coeficiente de caminhada 0,7, as perdas variáveis, em kWh por dia, dado pelo modelo é:

Alternativas
Q938541 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

Com relação às perdas fixas, a potência necessária para movimentar a escada rolante depende da altura da escada e do tipo mecânico (rolamento ou mancal, usado na corrente do degrau e das rodas; guia para a corrente e correia do degrau e engrenagem). É apresentado abaixo o gráfico das perdas fixas (kW) em função da altura da escada (m) para um tipo mecânico específico.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando que a relação é linear, é correto afirmar que a energia elétrica consumida por perdas fixas, em kWh, num período de 20 horas de movimento para uma escada de 10 metros de altura é:

Alternativas
Q938540 Engenharia Elétrica

De acordo com a norma NBR NM 207, “Elevadores Elétricos de Passageiros − Requisitos de Segurança para Construção e Instalação” em seu item 13, são apresentadas as informações de instalação elétrica:


“13.1.1.1 As exigências desta norma, relacionadas com a instalação e dos seus componentes constituintes do equipamento elétrico, aplicam-se: a) à chave geral do circuito de potência e circuitos dependentes; b) ao interruptor do circuito de iluminação da cabina e circuitos dependentes. O elevador deve ser considerado como um todo, assim como uma máquina com o seu equipamento elétrico.

13.1.1.2 Os requisitos nacionais relacionados com os circuitos de fornecimento de eletricidade devem aplicar-se até os terminais de entrada dos interruptores referenciados em 13.1.1.1. Eles devem aplicar-se a todos os circuitos de iluminação da casa de máquinas, casa de polias (se existir), caixa e poço”.


São condições obrigatórias quanto às instalações elétricas:


I. Nas casas de máquinas e casas de polias é necessária uma proteção contra contato direto, por meio de coberturas possuindo um grau de proteção pelo menos IP 2X.

II. O condutor neutro e o condutor para a terra devem ser sempre distintos.

III. O valor médio em corrente contínua ou o valor eficaz em corrente alternada da tensão entre condutores ou entre condutores e terra não deve exceder 250 V para os circuitos de controle e de segurança.


Está correto o que consta em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: E