Questões da Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Psicologia da Criança e do Adolescente

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q566098 Psicologia
Os estudos do psicanalista francês René Spitz trouxeram importantes contribuições para a compreensão de quadros psicossomáticos desenvolvidos no primeiro ano de vida e influenciaram inúmeros estudos sobre a psicossomática do adulto.


Avalie as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Q566091 Psicologia
Inicialmente, o psiquiatra inglês John Bowlby ficou conhecido por seus estudos sobre privação de cuidados maternos, a partir de sua obra Cuidados Maternos e Saúde Mental, publicada pela OMS em 1953. A partir desse estudo, John Bowlby desenvolveu a Teoria do Apego , e formulou o conceito de desapego, subseqüente à separação dos bebês de sua mãe ou cuidadores.
Analise as informações abaixo e marque a correta:
Alternativas
Q566087 Psicologia
Uma criança freqüenta uma creche desde os três meses de idade, o que é considerado pela equipe como um fator para garantia de seu desenvolvimento global, uma vez que a família tem graves problemas estruturais. Aos 2 anos, a criança apresenta um desenvolvimento adequado para sua faixa de idade, embora tenha dificuldade para brincar sozinha e necessite de constante apoio por parte das atendentes da creche: onde as atendentes vão, ela segue atrás.
Com base nas formulações de John Bowlby sobre a formação do apego, analise as alternativas abaixo e marque a correta:
Alternativas
Q566083 Psicologia
Um grupo de alunos observou bebês em torno de oito meses numa creche, usando o referencial piagetiano sobre desenvolvimento cognitivo como base para atribuição de significados aos comportamentos observados.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a que não estaria condizente com as diretrizes de desenvolvimento esperadas para essa faixa de idade.
Alternativas
Q566078 Psicologia
Ao longo de sua obra, Freud pouco alude ao que chamou de contratransferência, ou seja, ao conjunto das reações inconscientes do analista à pessoa do analisando e, mais particularmente, à transferência deste.

Do ponto de vista técnico, analise as orientações que o psicanalista deveria seguir face o estabelecimento de um processo contratransferencial.

I. Elaborar ao máximo as manifestações contratransferenciais através da análise pessoal para que a situação analítica se estruture eminentemente pela transferência do paciente.

II. Utilizar, controladamente, as manifestações contratransferenciais no trabalho analítico, já que, segundo Freud, o inconsciente do analista é um instrumento que não deve ser totalmente desprezado na situação analítica.

III. Guiar-se principalmente pelos processos contratransferenciais na situação analítica.
Analise:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: D