O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Questões de Concurso

Foram encontradas 60 questões

Q1686397 Medicina
“Uma análise dos sistemas de atenção à saúde, feita numa perspectiva internacional, mostra que eles são dominados pelos sistemas fragmentados, voltados para atenção às condições agudas e às agudizações de condições crônicas. Conceitualmente, os sistemas fragmentados de atenção à saúde são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados e incomunicados uns dos outros e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população. Os sistemas fragmentados têm sido um desastre sanitário e econômico em todo o mundo”. (MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde - Ciência & Saúde Coletiva, 15(5):2297-2305, 2010.) Podemos considerar como algumas características dos sistemas fragmentados de saúde:
Alternativas
Q1686396 Medicina
“A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.”(Portaria 2.488/2011). Analise as afirmativas abaixo e verifique quais correspondem às características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:
I. Priorizar que o usuário realize acompanhamento médico, ofertando flexibilização de atendimento através da introdução de horário estendido nas unidades de saúde da família. II. Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis. III. Oferecer serviços com densidade tecnológica intermediária definidos como procedimentos de média complexidade. IV. Realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências. V. Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente características do processo de trabalho das equipes da atenção básica:
Alternativas
Q1685340 Medicina
O programa de saúde da família criado em 1994. Este se consolidou com a estratégia de organização da atenção básica do Sistema Único de Saúde, propondo uma mudança de modelo e contribuindo para a efetiva melhoria das condições de vida da Comunidade. Em 2006, no bojo do pacto da gestão acordado entre os Municípios, Estados e a União, a saúde da família foi considerada como uma estratégia prioritária para o fortalecimento da atenção básica e seu desenvolvimento deve considerar as diferenças locorregionais. Além disso são objetivos explícitos, exceto:
Alternativas
Q1679051 Medicina
Fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação para pessoas idosas, com 60 anos ou mais, as vacinas:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IDIB Órgão: CRM-MT Prova: IDIB - 2020 - CRM-MT - Assistente Administrativo |
Q1670076 Medicina
De acordo com o Regimento Interno do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), as Comissões de Tomada de Contas e de Licitação serão compostas por
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: D