Questões de Concurso

Foram encontradas 3.223 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Enfermeiro |
Q2463944 Enfermagem
Leia o caso clínico a seguir. 

Paciente LFTMB, 64 anos, sexo feminino. Convive com os diagnósticos de Diabetes Mellitus tipo 2 (dependente de insulina há 14 anos), Leucemia Linfocítica Crônica e Esclerose Lateral Amiotrófica. Obteve admissão na Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI) de um hospital particular [...] com fraqueza muscular intensa, perda de movimentos, dispneia, confusão mental e fala dificultada. Esposo não soube informar o período de incidência dessas [...]. Apresentou perda de peso de 7,29%, sendo esta descrição como grave. De acordo com a adequação de seu peso atual, estava em estado de desnutrição leve [...]. Paciente apresentou úlcera de pressão, sendo necessário grande aporte calórico/proteico, além das patologias que também demandaram maior suporte [...]. A prescrição dietética realizada para o paciente foi o uso de fórmula enteral. 
Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220308045.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2024.


No contexto da nutrição enteral, o enfermeiro é responsável por estabelecer o acesso enteral por via oro/nasogástrica ou nasoenteral. Considerando a realização do procedimento de sondagem nasogástrica para nutrição, após a realização do procedimento, o enfermeiro deve relatar, no prontuário do paciente,
Alternativas
Q2450393 Enfermagem
A hipertensão arterial consiste em uma condição clínica multifatorial, geralmente não associada a sintomas, caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos sistólicos e diastólicos. A pré-hipertensão caracteriza-se pela presença de pressão arterial sistólica e diastólica nos limites, respectivamente, de:
Alternativas
Q2443458 Enfermagem
A população brasileira idosa, de acordo com o Ministério da Saúde, está crescendo e chegando a mais de 19 milhões de pessoas. Esse envelhecimento causa elevação nas taxas de doenças crônico-degenerativas.
A senilidade acarreta alterações em diversos órgãos, incluindo aqueles que fazem parte do sistema respiratório.
Quando instituída a VM em um paciente idoso, é necessário realizar a monitorização constante da função respiratória. Os meios de monitorização incluem oximetria de pulso, gasometria arterial, índice de oxigenação e da fração inspirada de oxigênio (FiO2) ideal. A razão PaO2/FiO2 é utilizada para determinar o índice de oxigenação do paciente. Qual valor indica uma oxigenação adequada?
Alternativas
Q2443352 Enfermagem
O envelhecimento da população brasileira impactou e trouxe mudanças no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais envolvendo o Estado e a sociedade, implicando novas formas de cuidado, em especial aos cuidados prolongados e a atenção domiciliar. Quais são as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI)?
Alternativas
Q2442593 Enfermagem

        Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.


Considerando esse contexto, julgue o item seguinte, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde. 


O indivíduo que deseja parar de fumar deve aferir o seu grau de dependência à nicotina, sendo recomendado para tanto o teste de Fagerström. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: C