Questões de Concurso Comentadas sobre enfermagem para contemax

Foram encontradas 108 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2671966 Enfermagem

Na criança, o transtorno do humor caracterizado por sintomas como sensação prolongada de falta de amigos, incapacidade de se divertir ou se concentrar, fadiga, atividade extrema ou apatia, sentimentos de inutilidade, alteração de peso, queixas físicas e pensamentos de morte ou suicídio, denomina-se:

Alternativas
Q2671965 Enfermagem

A implementação da oxigenoterapia é definida pela mensuração de PaO2 e/ou SatO2 inadequada, seja por métodos não invasivos ou invasivos. Contudo, é necessário visar às precauções e às possíveis complicações, tais como:


I - Depressão da ventilação pode ocorrer, principalmente, em pacientes portadores de DPOC, por supressão dos quimioreceptores periféricos (nestes alterados para a hipóxia) e consequente redução do estímulo ventilatório.

II - FiO2 elevada pode piorar a lesão pulmonar, causando grave injúria pulmonar.

III - Nas crianças prematuras, a Pa02 >50mmhg pode causar retinopatia da prematuridade.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2671964 Enfermagem

Sobre o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco do Ministério da Saúde, as feridas, as escaras sem repercussão sistêmica e as feridas com necrose, são classificadas como:

Alternativas
Q2671963 Enfermagem

Nos casos de pé diabético, o Índice Tornozelo-Braquial (ITB) é uma ferramenta de triagem fundamental e primária, devendo ser realizado após o diagnóstico clínico e antes de qualquer modalidade diagnóstica invasiva. A classificação de Fontaine para a doença arterial e local de acompanhamento, indica, normalidade, quando o ITB apresenta-se entre:

Alternativas
Q2671962 Enfermagem

Um modelo que se aplica à assistência em saúde é o de Dorothea Orem (BRÊTAS e GAMBA, 2006), que elaborou a teoria do autocuidado. Em sua concepção, o ser humano tem necessidade de se autocuidar e capacidade aprendida para tal, a fim de manter a vida, a saúde e o bem-estar. Partindo de suas contribuições, podem ser aplicados os conceitos centrais que assim se apresentam em seu modelo:


• Ser humano (cliente, no caso da Estratégia Saúde da Família): indivíduo ou família que não é capaz de realizar o autocuidado necessário para si mesmo, ou para seus dependentes, a fim de manter a vida, recuperar-se da doença ou enfrentar seus efeitos;

• Ambiente: qualquer local em que a pessoa / família se encontre (UBS, residência, hospital) e no qual o profissional esteja presente;

• Saúde: habilidade de manutenção do autocuidado de acordo com as necessidades de conservação da vida, promoção da integridade estrutural, do crescimento e desenvolvimento humano;

• Assistência: um serviço prestado por profissionais, pelas capacidades adquiridas para agenciar o autocuidado para pessoas que apresentam incapacidades ou déficits assim como o autocuidado para si ou para seus dependentes.

Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf


A partir dos conceitos descritos, na Estratégia Saúde da Família, as ações decorrentes exigem a capacidade de reflexão e pensamento crítico do(a) profissional da Estratégia Saúde da Família. Das fases desse processo, “Reconhecer” envolve os seguintes aspectos:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: E
5: A