Questões da Prova COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro |
Q940323 Enfermagem
Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a
Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro |
Q940322 Enfermagem
Um eletrocardiograma (ECG) exibe correntes elétricas geradas pelo coração, sendo um dos recursos diagnósticos mais valiosos e de uso mais frequente. Uma onda de ECG tem três componentes básicos: onda P, complexo QRS e onda T. A análise da onda P no ECG representa
Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro |
Q940314 Enfermagem

A obesidade é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças não transmissíveis, com destaque especial para as cardiovasculares e o diabetes. Sobre o processo de rastreamento inicial (prevenção primária) da obesidade, analise as orientações a baixo.


I A circunferência da cintura é considerada a principal medida isolada de sobrepeso e obesidade em nível populacional.

II O índice de massa corporal (IMC) é o índice recomendado para a medida da obesidade em nível populacional.

III O excesso de gordura abdominal representa maior risco do que o excesso de gordura corporal por si só.

IV O excesso de gordura corporal é definida como obesidade ginecoide, ao passo que a distribuição mais igual e periférica é definida como distribuição androide, com menores implicações à saúde do indivíduo.


Estão corretas as orientações

Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro |
Q940313 Enfermagem
Diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, a qual é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. Os critérios diagnósticos para o pré-diabetes ou risco aumentado de diabetes tipo 2 incluem a positividade de qualquer um dos parâmetros diagnósticos dos exames de
Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro |
Q940312 Enfermagem

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.


I A presença de sintomas deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, pois o indivíduo assintomático sem fatores de riscos presentes provavelmente não é hipertenso.

II A primeira verificação deve ser realizada especificamente no braço esquerdo e esse braço deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.

III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.

IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: C