Questões da Prova COPERVE - UFSC - 2018 - UFSC - Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 25 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q872415 Enfermagem
A administração de fármacos por via intramuscular (IM) é um procedimento realizado com frequência nos serviços de saúde e deve seguir algumas técnicas para a obtenção de resultados adequados. Sobre a aplicação de fármacos por essa via em adultos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q872414 Enfermagem

Para a melhor compreensão das variáveis hemodinâmicas, o coração pode ser dividido em direito e esquerdo. Essas duas bombas, apesar de funcionarem sincronicamente, possuem diferenças estruturais. A esse respeito, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a sequência correta que identifica a melhor associação.


Coluna 1

I. Coração direito

II. Coração esquerdo


Coluna 2

( ) Recebe sangue desoxigenado.

( ) Caracteriza-se por altas pressões.

( ) Caracteriza-se por baixas pressões.

( ) Caracteriza-se por bomba de pressão (Pós-Carga).

( ) Recebe sangue oxigenado.

( ) Caracteriza-se por bomba de volume (Pré-Carga).

Alternativas
Q872413 Enfermagem

As unidades de terapia intensiva (UTIs) trabalham de modo constante para melhorar os métodos de otimização do atendimento e minimizar os riscos de segurança para os pacientes. Associe os incidentes listados na coluna 1, comuns nessas unidades, às respectivas medidas preventivas da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

1. Pneumonia associada à ventilação mecânica

2. Infecção da corrente sanguínea

3. Infecção do trato urinário

4. Lesão por pressão

5. Erro de medicação


Coluna 2

( ) Evitar interrupções durante o preparo.

( ) Fazer a higiene oral com antissépticos.

( ) Utilizar técnicas de posicionamento no leito segundo o plano de assistência.

( ) Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

( ) Utilizar cobertura estéril para cateter periférico.

Alternativas
Q872412 Enfermagem

Na ausência ou na indefinição diagnóstica, o paciente pode ser considerado transmissor de infecção e, ainda que desconhecida, isso justifica a importância de utilizar medidas de proteção. Acerca das precauções respiratórias, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Precaução por gotícula

II. Precaução por aerossol


Coluna 2

( ) A máscara cirúrgica é a proteção satisfatória.

( ) Previne a transmissão de microrganismos que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.

( ) É aplicado aos profissionais de saúde durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como varicela e sarampo.

( ) A máscara tipo N95 ou PFF2 é a proteção apropriada.

( ) Previne a transmissão de microrganismos que podem ser geradas por tosse, espirro ou conversação.

( ) É aplicado aos profissionais de saúde, durante a assistência a pacientes que necessitam de isolamento respiratório, como meningite meningocócica, rubéola e caxumba.

Alternativas
Q872411 Enfermagem

Conforme a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC (2009), as infecções do sítio cirúrgico têm se destacado dentre os demais sítios de infecção devido às altas taxas de mortalidade e morbidade apresentadas e aos relevantes custos atribuídos ao tratamento. Consideram-se também os danos causados ao paciente com o afastamento do convívio familiar, da atividade profissional e os prejuízos econômicos, por manifestarem-se, na maioria das vezes, numa faixa etária em que o indivíduo é economicamente produtivo. Nesse sentido, em relação às fontes de microrganismos e agentes infecciosos causadores de infecções do sítio cirúrgico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As fontes de microrganismos pouco variam e nem sempre é possível identificar ao certo a sua origem.

II. A principal fonte de microrganismo é a inoculação direta da microbiota do próprio paciente, principalmente da pele e do sítio manipulado.

III. Dentre os principais microrganismos destacam-se os gram-negativos aeróbicos e anaeróbicos que são mais comuns em procedimentos assépticos.

IV. Em geral, a infecção do sítio cirúrgico é causada por microrganismos que colonizam a pele ou as mucosas do próprio paciente, sendo frequentemente polimicrobiana, em especial após as cirurgias abdominais.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: E
5: E