Questões de Concurso Comentadas sobre engenharia civil para câmara municipal de pouso alegre - mg

Foram encontradas 11 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2286641 Engenharia Civil
Considere a obra de construção de determinada escola para a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. Os valores estabelecidos pela planilha de referência SEINFRA, praticada para definir preços para as obras do Estado de Minas Gerais, foram apresentados a seguir com composições unitárias para a construção de muro em alvenaria de concreto, com pilares de concreto armado e seção transversal quadrada de 25 x 25 cm a cada 5,0 metros lineares de muro, aproximadamente, ou seja, 5 pilares em cada lado menor e 11 em cada lado maior.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre o custo de cada item para a construção de um muro, a fim de cercar todo um terreno de 20,0 m x 50,0 m, com 4,0 m de altura, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2286640 Engenharia Civil
A execução de uma obra exige planejamento de tempo e recursos, sendo fundamental a elaboração de cronogramas físico e financeiro para garantir a execução correta do empreendimento. A fim de que não haja desperdícios, o engenheiro deverá elaborar um cronograma físico-financeiro para a execução de uma reforma em uma escola, a ser executada em oito meses e orçada em R$ 3.000.000,00. Sabe-se que a obra foi dividia em seis etapas ou atividades; cada uma prevê determinado percentual de custo. A primeira atividade corresponde a 30% do custo total da obra; a segunda e a terceira etapas, cada qual custa 20% do total; para a quarta atividade deve ser pago 12%; a quinta e a sexta atividades dividem igualitariamente o custo restante. A distribuição das atividades está apresentada no cronograma a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações, construa o cronograma físico-financeiro e assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2286639 Engenharia Civil
Sobre a NBR 12655, que dispõe sobre preparo, controle, recebimento e aceitação do concreto de cimento Portland, analise as afirmativas a seguir.

I. Os responsáveis pelo recebimento e pela aceitação do concreto são o proprietário e o responsável técnico pela obra. Todos os relatórios de ensaios, laudos e demais documentos comprobatórios sobre a qualidade do concreto devem estar disponíveis e armazenados pelo prazo de 2 anos.
II. O armazenamento dos sacos de cimento recebidos no canteiro deve ser realizado em pilhas com, no máximo, 15 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias, ou em altura de, no máximo, 10 unidades, quando permanecerem por um período mais longo.
III. Quando o concreto é preparado no canteiro de obras pelo construtor, devem ser realizados ensaios de consistência sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados, na primeira amassada do dia, ao reiniciar o preparo após a interrupção da jornada de concretagem de pelo menos duas horas, na troca dos operadores e cada vez que forem moldados corpos de prova.
IV. O controle da resistência do concreto pode ser realizado por amostragem total ou parcial. Na amostragem total, todas as betonadas são amostradas e representadas por um exemplar que define a resistência à compressão daquele concreto naquela betonada.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2286636 Engenharia Civil
Existem diversas formas para se determinar uma estimativa média de funcionários em um canteiro de obras e, de acordo com Qualharini (2018), “para se dimensionar o canteiro de obras, um cálculo empírico necessita ser feito sobre o efetivo essencial e suas respectivas áreas de trabalho e apoio”. Admitindo-se a carga horária de trabalho de 44 horas semanais, o que perfaz, aproximadamente, 200 horas ao mês, e por informes práticos em quantitativos de homem-hora por metro quadrado (HH/m²), nos últimos 20 anos, pode-se indicar que o quantitativo de HH estaria entre 40 e 80 para obras de edificações urbanas. Dessa forma, pode-se arbitrar a quantidade HH/m² vezes o total de área construída da futura edificação e dividir o valor resultante por 200 horas ao mês, multiplicado pelo número de vezes que se pretende realizar o empreendimento, conforme pode ser verificado na fórmula:
nº de operários  = Imagem associada para resolução da questão

(QUALHARINI, E.L. Canteiro de Obras. Coleção Construção Civil na Prática, vol. 1, 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.)

O engenheiro fiscal se depara com o seguinte caso: uma empresa foi contratada para executar uma edificação de 350 m², cujo tempo de execução da obra deverá respeitar o cronograma fornecido pela prefeitura, totalizando 10 meses. Ao iniciar a construção, a contratada disponibilizou 4 colaboradores para o serviço, trabalhando em horário comercial em regime de diárias. Analise as asserções correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “De acordo com os cálculos estimados por Qualharini, não é possível executar a obra com esse número de funcionários no tempo proposto pelo cronograma.”

PORQUE

II. “Ao considerar a conclusão da obra em 10 meses, mesmo existindo uma distorção nos primeiros e nos últimos meses de toda a obra, seriam necessários 6 trabalhadores para que a estimativa de funcionários possa atender às necessidades reais para a conclusão deste tempo determinado.”

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2286635 Engenharia Civil
O licenciamento de obras e edificações é um instrumento de controle urbano composto de três fases: aprovação do projeto arquitetônico; licença para a construção; e, certificação da conclusão da obra. Diante do exposto, o Código de Obras e o Plano Diretor do Município de Pouso Alegre afirmam que:

I. Para a aprovação dos projetos arquitetônicos, eles deverão ser apresentados em arquivo digital nas extensões .dwg e .pdf. Em caso de movimentação de terra acima de 1.500 m³ é necessária a apresentação de licença do órgão competente.
II. O afastamento mínimo de 1,50 metro em relação às divisas laterais e de fundo do terreno deve ser obedecido para todas as edificações.
III. Para edificações com área até 1.000,00 m², o prazo de validade do alvará de construção do empreendimento será de dois anos, renováveis, pelo mesmo prazo, no máximo, duas vezes.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: C