Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre história das comunicações em comunicação social
Foram encontradas 160 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A primeira impressão mineira reconhecida pelos historiadores ocorreu em 1807, em Vila Rica. O governador da capitania de Minas Gerais queria, de todas as formas, ver impresso um poema que o homenageava e, por isso, pediu ao padre José Joaquim Viegas de Menezes que realizasse a tarefa. A técnica utilizada foi a da calcografia […]. O trabalho não foi fácil e exigiu o uso de técnicos e equipamentos da Casa da Moeda, tendo demorado três meses para ser realizado.
MENDES, J. F. Os 200 anos da primeira impressão mineira. In: Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo: PósCom- -Metodista, n. 49, p. 107- 118, jul./dez. 2007.
A técnica de calcografia desenvolvida no século XVIII é descrita como o processo de
Seguindo esse raciocínio, esse tempo pode ser entendido como
O que o autor quis dizer com essa afirmação?
Leia atentamente o seguinte fragmento:
“Foi um programa educativo no rádio, que se iniciou em 1970 e terminou em meados de 1990, no qual a produção ficava por conta do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura. (…) Ministrar cursos e programas diversos para todo o território nacional eram os objetivos, sendo que formava uma cadeia com as emissoras de rádio, sob o comando da Rádio Ministério da Educação e Cultura, veiculando, para todo o país, cursos elaborados para cada região. O projeto chegou a possuir uma estrutura própria, dois elencos de radioteatro, compostos por artistas profissionais, que gravavam os cursos, além de uma equipe de produção pedagógica, responsável pela adaptação e revisão dos cursos produzidos por terceiros e da produção de cursos elaborados pelo Projeto.”
(Extraído e adaptado da pesquisa
“O rádio educativo no Brasil”, de Marcelo Sosinho.
Disponível em https://portal.estacio.br/media/4685243/
marcelo-jos%C3%A9-goncalves-sosinho-trabalho-final-05-10-2020.pdf)
O texto refere-se ao seguinte projeto na interface entre
rádio e educação:
Na década de 30 do século passado, a introdução da publicidade no rádio brasileiro provocou mudanças no modo de produção da programação, que pôde ser estruturada pelas emissoras em bases mais duradouras; o rádio cultural-educativo cedeu lugar, então, aos programas populares voltados ao lazer e à diversão.