O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
50%

🍀 O que falta para você alcançar seus objetivos? Garanta até 50% OFF e chegue lá 🚀

Questões de Concurso

Foram encontradas 618 questões

Q1750130 Arquitetura
Na execução de uma obra, verificou-se um erro na locação de pilares, resultando em alteração nas dimensões livres para colocação de esquadrias. Esse erro não compromete a segurança do edifício e seria de difícil correção, tendo-se optado por redefinir as dimensões de esquadrias e outros elementos que serão colocados nos vãos livres entre pilares. Após verificar se a nova situação podia ser considerada estruturalmente segura, o calculista enviou, para compatibilização entre o projeto de arquitetura e a situação de fato, planta de cargas do projeto como construído, conforme desenho a seguir, em que os pilares estão locados por seus respectivos eixos. As medidas estão em centímetros e a notação 19/30 e 19/50 significa que as seções dos pilares têm 19 x 30 cm e 19 x 50 cm, respectivamente.
Imagem associada para resolução da questão

A distância entre os eixos dos pilares P15 e a distância livre entre as faces da estrutura de concreto, a serem consideradas na revisão do projeto, serão, respectivamente, de
Alternativas
Q1750127 Arquitetura
O projeto de um centro cultural prevê a ligação entre o pavimento térreo e o pavimento superior por meio de escada rolante já encomendada com as características apresentadas na seção longitudinal típica apresentada na figura a seguir, fornecida pelo fabricante (medidas em mm). O projeto executivo deve agora fazer ajustes em relação ao básico, utilizado para contratação. O pé-direito livre (face do piso à face inferior do forro) do pavimento térreo é de 3,60 m; a altura total prevista para a laje nervurada (altura da nervura, incluindo espessura de tabuleiro) é de 30 cm; o espaço entre a nervura e o forro, para passagem de instalações, é de 25 cm; a espessura do forro do pavimento térreo, de 4 cm; e a altura final do piso elevado do pavimento superior, acima do nível da laje, de 50 cm.
Imagem associada para resolução da questão

A determinação do comprimento total L, que deve ser reservado para a escada rolante no projeto, seguirá a fórmula L = H x 1,732 + 4731, com tolerância de execução de 5 mm, para mais ou para menos. A distância L a ser observada na execução da obra, arredondada para a casa dos milímetros, deverá ficar entre
Alternativas
Q1750122 Arquitetura
A questão refere-se à situação descrita a seguir:

  O projeto de um edifício público em Marília compreenderá pavimento térreo mais dois pavimentos acima, com previsão de acesso do público aos três pavimentos. O edifício será dotado de rampas que substituirão escadas para vencer o desnível entre pavimentos, não se prevendo outro dispositivo de circulação vertical para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Cada pavimento será dotado de conjunto de sanitários acessíveis.
  A normatização de segurança contra incêndios exige, para as condições do projeto, compartimentação vertical.
   Serão especificados pisos cerâmicos que, de maneira geral, estarão sujeitos a tráfego muito intenso de público, sendo necessária resistência altíssima, facilidade de limpeza e baixa suscetibilidade a encardimento.
   O estacionamento de veículos está previsto em pavimento semienterrado, ao qual os veículos terão acesso por rampa exclusiva, separada da circulação de pedestres. Por restrições da geometria do terreno, essa rampa deverá ter início no alinhamento do terreno.
   Foi solicitado parecer inicial quanto aos parâmetros a serem adotados para atendimento à legislação e à normatização aplicáveis.
De acordo com as normas aplicáveis, a compartimentação vertical da edificação poderá ser alcançada, entre outras,
Alternativas
Q1750118 Arquitetura
Uma escada que interliga patamares dotados de guarda corpo foi representada conforme figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
O desenho é uma representação
Alternativas
Q1741033 Arquitetura
Com base na NR17- Ergonomia, nas atividades de processamento eletrônico de dados deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, conter:
I. O empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie. II. O número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8.100 por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado. III. O tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 5 (cinco) horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades, observado o disposto no art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, desde que não exijam movimentos repetitivos, nem esforço visual. IV. Nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 15 minutos para cada 60 minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: C