Questões de Concurso
Foram encontradas 797 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Considerando que o algoritmo seja o coração de uma programação computacional, é certo afirmar que ele sintetiza a sequência de passos para alcançar um objetivo. Para evitar o descontrole na codificação, o algoritmo deve ser escrito de uma única maneira: uma narrativa textual.
II. São habilidades essenciais para trabalhar com lógica de programação de programas computacionais: organização, raciocínio lógico, resolução de problemas, concentração, entender a tecnologia. Tais habilidades são fundamentais ao desenvolvimento dos algoritmos que estruturam um programa computacional.
Marque a alternativa CORRETA:
É(São) afirmativa(s) válidas do eixo de Pensamento Computacional (PC), dentre os eixos definidos em Computação & Sociedade de Colaboração (CL), Prática de computação programada (PCP), Impactos Comunitários, Globais e Éticos (IC); e Computadores e Dispositivos de Comunicação (CDC):
1. PC4 - Definir um algoritmo como uma sequência de instruções que pode ser processada por um computador.
2. PC1 - Usar recursos on-line, como ambientes da Web colaborativos.
3. PC7 - Avaliar a precisão, relevância, adequação, abrangência e vieses que ocorrem em fontes de informação eletrônica sobre problemas do mundo real.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em programação, existem duas maneiras de realizar a passagem de parâmetros para uma função qualquer. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
I- A passagem de parâmetro pode ser feita por valor ou por referência.
II- Em Linguagem JAVA, a passagem de parâmetro por referência é feita por meio de ponteiros, de forma que o método recebe como argumento o endereço da memória onde está armazenado o valor da variável.
Julgue o item a seguir.
Na Programação Orientada a Objetos (POO), o
encapsulamento é um princípio fundamental que
restringe o acesso direto aos dados de um objeto,
promovendo a segurança da aplicação. Isso é feito
através de propriedades privadas e métodos especiais,
conhecidos como getters e setters, que permitem
manipular os valores dessas propriedades de maneira
controlada.
Julgue o item a seguir.
Na programação, um algoritmo é uma sequência de
passos desenhada para realizar uma tarefa específica. O
pseudocódigo é uma maneira de representar algoritmos
de forma genérica, sem a necessidade de aderir à sintaxe
de uma linguagem de programação específica, facilitando
a compreensão e o desenvolvimento de soluções lógicas.