Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre diagnósticos em patologia

Foram encontradas 54 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Técnico em Citopatologia |
Q2193253 Patologia
Existem várias técnicas de coloração, sendo necessário considerar qual a proposta a ser analisada para eleger o corante adequado, mas entre todas possibilidades, a hematoxilina e eosina são os corantes mais utilizados na rotina histológica, proporcionando uma observação geral de todas as estruturas teciduais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta quais as etapas de utilização destes corantes.
Alternativas
Q1059674 Patologia
Há quatro tipos de classificação dos agentes patogênicos selvagens, que levam em consideração os riscos para o manipulador, comunidade e meio ambiente. Esses riscos são avaliados em função do poder patogênico do agente infeccioso, da sua resistência no meio ambiente, do modo e importância da contaminação, do estado de imunidade do manipulador e da possibilidade de tratamento preventivo e curativo eficazes. Sobre a classificação dos agentes patogênicos, em relação as doenças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q685744 Patologia
Com relação aos conservantes adicionados eventualmente à urina destinada a exames laboratoriais, analise as afirmativas a seguir. I. O ácido sulfúrico e o ácido clorídrico são exemplos de conservantes usados para essa finalidade. II. O carbonato de cálcio é um conservante que preserva porfirinas e urobilinogênio. III. O hidróxido de sódio é um conservante que preserva mioglobina. Assinale:
Alternativas
Q685743 Patologia
A Resolução CONAMA nº 005/93 definiu a obrigatoriedade dos serviços de saúde de elaborar um Plano de Gerenciamento de seus resíduos. O esforço de controlar tais resíduos se reflete também nas resoluções da ANVISA nº 306/04 e do CONAMA nº 358/05. De acordo com estas resoluções, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Relacione estes grupos com seus respectivos resíduos. 1. Grupo A 2. Grupo B 3. Grupo C 4. Grupo D 5. Grupo E ( ) Substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Exemplos: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório e resíduos contendo metais pesados. ( ) Componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos e bolsas transfusionais contendo sangue. ( ) Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Exemplos: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, bem como resíduos das áreas administrativas. ( ) Materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia. ( ) Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas e espátulas.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q685741 Patologia
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que contém um protozoário intestinal patogênico detectável em amostras de fezes
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: B