Questões de Concurso

Foram encontradas 520 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2284945 Medicina Legal
A preparação de esqueletos envolve, principalmente, a dissecação para a remoção de músculos, fáscias, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos, seguida da aplicação de um dos vários métodos de maceração disponíveis que, por sua vez, é seguida por um processo de clareamento. Frequentemente, na fase de clareamento, principalmente quando utilizada a técnica de maceração em água corrente, há a necessidade de desengorduramento dos ossos, especialmente no caso de esqueletos de indivíduos adultos do sexo feminino. A substância adequada e comumente utilizada para o desengorduramento ósseo é o(a): 
Alternativas
Q2079099 Medicina Legal
No âmbito das pesquisas científicas para a identificação humana, a análise forense de fenotipagem de DNA, que usa DNA de amostras biológicas deixadas em cenas de crime para prever traços fenotípicos individuais para fornecer pistas sobre a autoria de práticas criminosas, pode esbarrar em legislações específicas no sentido de que os direitos da pessoa investigada sejam preservados ou que seja erroneamente apontado um acusado por este apresentar as mesmas características morfológicas do real autor do crime. Considerando o conteúdo da Lei nº 12.654/12 (que prevê a coleta de perfil genético como forma de identificação criminal) e os avanços na análise forense de fenotipagem de DNA para a identificação humana, analise as afirmativas a seguir:
I. Dentre os vários parâmetros possíveis de predição pela análise do DNA, a cor dos olhos e a cor do cabelo são dois exemplos de características que podem ser determinadas com boa precisão, como nos resultados obtidos pelo sistema HIrisPlex-S®. II. Em consonância com os resultados das pesquisas mundiais, a Lei brasileira nº 12.654/12, no ano em que foi aprovada, já permitia que as informações genéticas contidas nos bancos de dados de perfis genéticos poderiam revelar traços somáticos das pessoas, como a determinação genética de gênero e a cor da pele. III. Tanto a identificação da cor da pele quanto da morfologia facial a partir do DNA são parâmetros que estão apresentando resultados promissores, assim como a determinação da idade aparente. IV. Como há muito mais genes ligados à forma do rosto do que o número de genes ligados à ancestralidade/cor da pele, a ciência está mais próxima de desvendar o formato facial das pessoas a partir do DNA do que a real cor da pele.
É correto o que se afirma: 
Alternativas
Q2079088 Medicina Legal
Desastre em massa do tipo desmoronamento de grandes edificações como o ocorrido nas Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, pode ocasionar uma enorme compressão dos músculos estriados dos corpos sobrepostos. Na coleta de músculo liso dos fragmentos de cadáver para exame de DNA, o resultado pode ser de uma mistura de materiais genéticos. Sobre a interpretação deste tipo de resultado laboratorial assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2065228 Medicina Legal
Uma ossada foi encontrada em um terreno próximo a uma estrada vicinal na Região Metropolitana de Salvador. A equipe de antropologia forense após os trabalhos iniciais, notou que estavam presentes 206 ossos no esqueleto encontrado. Sobre as conclusões e estudos num exame médico-legal na condição antecitada, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2065028 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


O método digitalizado de Majundar é um método tridimensional de reconstituição facial, tendo por base os pontos na glabela. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: D
5: E