Questões da Prova FUNCAB - 2013 - PC-ES - Perito Bioquímico Toxicologista

Foram encontradas 36 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q957341 Medicina Legal
A dietilamida do ácido lisérgico (LSD) é o mais conhecido e estudado alucinógeno sintético, derivado de alcalóides do “ergot”, principalmente da ergotamina. Considerando os aspectos toxicocinéticos e analíticos dessa substância, aponte a(s) afirmativa(s) correta(s).
I. Por ser uma substância muito potente, o LSD é utilizado em doses baixas e, portanto, está presente no material biológico em níveis equivalentes aos residuais (baixas concentrações -pg/mL-1).
II. Não há possibilidade de reação cruzada quando da utilização de um imunoensaio.
III. A urina constitui a matriz de eleição.
Alternativas
Q957340 Medicina Legal
Considerando os fatores importantes para que o resultado toxicológico obtido das análises seja confiável, aponte a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S).
I. A cadeia de custódia (documentação desde a coleta da amostra até a obtenção dos resultados finais das análises; manuseio correto das amostras; correta identificação de cada amostra recebida e integridade ou inviolabilidade da mesma) não constitui fator que pode interferir na qualidade dos resultados toxicológicos.
II. Métodos analíticos validados não são importantes para a confiabilidade do exame em questão.
III. A qualidade dos reagentes adquiridos não gera grandes problemas ao analista.
IV. Não há possibilidade da padronização / normatização de todos os procedimentos, dada a particularidade de cada caso.
Alternativas
Q957339 Medicina Legal
A maconha, uma droga de adição, produzida por secagem e trituração das folhas das Cannabis saliva, é uma variedade comum na América Latina. A substância química presente na planta e principal responsável por seus efeitos é o DELTA9-tetraidrocanabinol ou THC, o qual apresenta todas as características a seguir, EXCETO:
Alternativas
Q957338 Medicina Legal
Todas as substâncias a seguir produzem síndrome de abstinência caracterizada por excitação, COM EXCEÇÃO DE:
Alternativas
Q957337 Medicina Legal
Em que pese o endurecimento da Lei Seca, o consumo de álcool (etanol) é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. A ingestão dessa substância como bebida socialmente aceita chega a ser responsável por 10% a 50% das admissões hospitalares, com grande parcela de contribuição nas fatalidades por acidentes automobilísticos, homicídios, suicídios etc. Todas as alternativas apresentam toxicidades típicas do etanol, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: B
5: B