Questões de Concurso Comentadas sobre português para diplomata - bolsa-prêmio de vocação para a diplomacia

Foram encontradas 28 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q612908 Português
Ainda com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto Para melhor conhecer as pessoas, julgue o item que se segue.

No trecho “onde tudo é belo e, principalmente, existe de acordo com seus gostos e vontades" (l. 26 e 27), o sujeito da forma verbal “existe" é o termo “belo".
Alternativas
Q612906 Português
Ainda com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto Para melhor conhecer as pessoas, julgue o item que se segue.

Caso a frase “A conclusão a que devemos chegar" (l.21) fosse reescrita como A conclusão a que se deve chegar, a classificação do sujeito da frase original seria mantida nessa nova redação.
Alternativas
Q612904 Português
Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto anterior, de Flávio Gikovate — Para melhor conhecer as pessoas —, julgue o item que se segue.

A omissão da preposição “a" em “tomando por base a nós mesmos" (l.3) e em “A conclusão a que devemos chegar" (l.21) prejudicaria a correção gramatical desses dois trechos.
Alternativas
Q612900 Português
Com relação às ideias, às estruturas linguísticas e à tipologia do texto anterior, de Luiz Ruffato, julgue o item que se segue.

Na expressão “de paratifo a tuberculose" (l.28), o uso do sinal indicativo de crase no termo “a" não prejudicaria a correção gramatical do texto, pois, nesse caso, tal uso tem caráter facultativo.
Alternativas
Q358517 Português
Com base no texto acima, julgue os itens de 10 a 15.

O emprego das vírgulas para isolar o trecho “mas com menos ênfase”, em “Como Freyre, mas com menos ênfase, reconhece o caráter mestiço da formação social brasileira, produto de ampla miscigenação com o índio e o negro.” (l.8-10), justifica-se por ter o referido termo valor explicativo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: E