Questões de Concurso Comentadas sobre português para ses-pe

Foram encontradas 11 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1077429 Português

INFELICIDADES CONTEMPORÂNEAS


Marcia Tiburi – 31 de maio de 2017

    Faz tempo que ando pensando na felicidade como categoria ética. Longe da felicidade publicitária, da felicidade das mercadorias, me parece necessário manter esse conceito em cena devolvendo-lhe ao campo da análise crítica contra a ordem da ingenuidade onde ele foi lançado. Justamente porque o tema da felicidade foi capturado na ordem das produções discursivas, falar da felicidade se torna um desafio quando muita gente tenta transformá-la em uma bobagem, uma caretice, um assunto do passado.
    A felicidade é assunto do campo da ética. Em Aristóteles ela representa o máximo da virtude. Feliz acima de tudo é quem pratica a filosofia, mas na vida em geral, aquele que vive uma vida justa já pode ser feliz. Uma vida justa é uma vida boa, vivida com dignidade. Aquele que alcança um meio termo entre extremos e faltas sempre falsos, sempre destrutivos, sempre irreais, é alguém que pode se dizer feliz. A felicidade não é inalcançável, ela é busca bem prática que conduz a vida.
     Hoje, depois de uma aula sobre o tema, uma aula crítica e analítica, daquelas que revoltam os ressentidos e fortalecem os corajosos, uma pessoa que se anunciou tendo mais de 80 anos, me abraçou e me disse, “sua aula me deixou feliz”. Eu também fiquei feliz.

***

     Fico pensando no que o termo felicidade pode ainda nos dizer, quando, por meio de uma deturpação conceitual, localizamos a felicidade nas mercadorias, quando a confundimos com fantasias e propagandas.
   A felicidade sempre foi uma ideia e uma prática complexas. Sua complexidade remete a uma instabilidade inevitável. Em nossos dias, as pessoas falam muito da felicidade porque a desejam. E se a desejam é porque, de algum modo, podemos dizer que sonham com ela. Mas não podem pegá-la, comprá-la, obtê-la simplesmente e justamente porque ela não é uma coisa. Por isso, a ideia de felicidade não combina com a ideia de mercadoria. Como ideia, a felicidade é aberta e produz aberturas. Ela não cabe nas coisas, nem nas mais ricas, nem nas mais bonitas. Porque quando a felicidade está, ela é como a morte, as coisas, assim como a vida, já não estão.
    Há, no entanto, coisas que nos lembram ou nos iludem da ideia de felicidade, mas sempre o fazem como um ideal ou um simulacro. Ninguém pode ser feliz plenamente, mas sempre pode buscar ser feliz em uma medida muito abstrata que, no entanto, nos conecta à outras utopias. Não é sem sabedoria que, em vez de pensarmos em uma única felicidade, começamos há muito tempo a pensar em felicidades no plural. Se não se pode ser feliz no todo, que se seja em lugares, em setores da vida. Que se realize a felicidade relativa, contra uma felicidade absoluta. Abaixo os absolutos, diz todo pensamento razoável  .  
  Felicidades mil é o que desejamos àqueles que amamos. É um voto, apenas, um voto de fé que em tudo se confunde com a postura ética de quem deseja o bem ao outro. Felicidade, lembremos os filósofos antigos, era o sumo bem, o bem maior, o Bem com letra maiúscula. Uma coisa para inspirar, para fazer suportar as dores e sofrimentos da vida comum. [...].

Adaptado de: (https://revistacult.uol.com.br/home/marcia-tiburi-infelicidades-contemporaneas/).

Com relação ao excerto “Longe da felicidade publicitária, da felicidade das mercadorias, me parece necessário manter esse conceito em cena devolvendo-lhe ao campo da análise crítica contra a ordem da ingenuidade onde ele foi lançado.”, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q578147 Português
Analise os itens abaixo:
I. No pensamento "O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes." (Autor desconhecido), os termos sublinhados são adjetivos que se referem ao substantivo “homens" e concordam com ele em gênero e número. II. No pensamento “As únicas pessoas verdadeiramente felizes são as que buscam uma maneira de ser úteis às outras." (Albert Schweiter), o adjetivo “úteis" exige um complemento, no caso os termos “às outras" para completar seu sentido. III. No pensamento “Nunca tenha medo das sombras. Elas somente mostram que uma luz que resplandece por perto." (Ruth E. Renkel), o verbo sublinhado concorda com o seu sujeito “uma luz".
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q578146 Português
Sobre o pensamento “O melhor meio de multiplicar a felicidade é dividi-la com os outros." (Mark Twain), analise os itens abaixo:
I. O termo “la" completa o significado do verbo dividir sem ser regido de preposição. II. O termo “felicidade" completa o sentido do verbo “multiplicar" regido da preposição “a". III. Os verbos “multiplicar" e “dividir" exigem complemento regido de preposição.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q578145 Português
Analisando-se os pensamentos abaixo:
I. As lágrimas não pedem perdão, mas o alcançam. (Santo Ambrósio) II. Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos. (Autor desconhecido)

encontram-se conectores que ligam, respectivamente, orações
Alternativas
Q578144 Português
ELEIÇÕES 2014

Passada a Copa do Mundo, chegou a hora de torcermos pelo Brasil de outra forma: torcer por educação e saúde de mais qualidade, torcer por políticos que honrem nossos votos. Voto não é moeda de troca para interesses pessoais, mas poder de mudança e melhorias. O que foi de bom no governo passado deve continuar e, de preferência, ser incrementado. O que foi de ruim deve mudar em nome do bem da coletividade. Para isso, é necessário conhecer a plataforma de governo, além da vida pregressa dos candidatos às eleições. Uma vez eleito, o candidato deve ser fiscalizado, cobrado do que foi prometido em época de campanha. O voto não é um gesto único, mas estende-se por todo o mandato. Temos que nos comprometer com nossas escolhas.

No trecho “O voto não é um gesto único, mas estende-se por todo o mandato.", o pronome oblíquo átono SE encontra-se depois do verbo, resultando em uma ênclise. Qual alternativa abaixo apresenta ERRO quanto à Colocação Pronominal?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: C