Questões de Concurso

Foram encontradas 3.031 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2522888 Português
Assinale a alternativa em que a frase está correta de acordo com a norma-padrão.
Alternativas
Q2522552 Português
Baseando-se nas regras de uso dos porquês, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2517154 Português
Nas opções a seguir, assinale aquela em que houve um emprego desaconselhável da expressão “cerca de”. 
Alternativas
Q2510483 Português
História do lixo

        No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades, moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária na Terra. Quando a comida começava a ficar escassa, mudavam-se para outra região, e seus resíduos, deixados no meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.

        À medida que foram se civilizando, os seres humanos passaram a produzir objetos para promover seu conforto, como vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio e roupas mais apropriadas. Também desenvolveram hábitos como a construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos e fixação permanente em um local. A produção de lixo consequentemente aumentou, mas ainda não constituía um problema mundial.

        Naturalmente, a população humana aumentou, e com a revolução industrial, a geração de lixo teve um grande impulso. A partir da segunda metade do século XX, a humanidade começou a se preocupar com o planeta onde vive. Fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da Terra despertaram a população mundial para os problemas ambientais.

        Até a metade do século, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas tornaram-se cada vez mais comuns na coleta. Há 50 anos, os bebês usavam fraldas de pano, tomavam sopa feita em casa e bebiam leite em garrafas reutilizáveis. Hoje, bebês usam fraldas descartáveis, tomam sopa em potinhos descartáveis e bebem leite em embalagens Tetrapak. Ao final de uma semana de vida, o lixo que produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho.

        Um dos maiores problemas do lixo é que muitas pessoas pensam que basta jogá-lo na lata e o problema da sujeira estará resolvido. Nada disso. O problema só começa aí.

    (Universidade Federal de Minas Gerais. “História do Lixo”. Adaptado)
A palavra “onde” utilizada no 3º parágrafo do texto, no contexto em que se encontra, foi corretamente empregada. Desse modo, assinalar a alternativa cuja lacuna é CORRETAMENTE preenchida com a mesma palavra.
Alternativas
Q2508160 Português
Texto 4 









Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/paywall/cartum.shtml?https://cartum.folha.uol.c
om.br/2024/01/11/>. Acesso em: 24 mar. 2024.
Na oração “é chegada aquela época onde praticamente todas as pautas levam ao BBB”, a palavra “onde” está em desacordo com as prescrições da gramática normativa, já que é
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: C