Questões de Concurso
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Ano: 2024
Banca:
FAU
Órgão:
Prefeitura de Enéas Marques - PR
Prova:
FAU - 2024 - Prefeitura de Enéas Marques - PR - Mecânico |
Q2471463
Português
Texto associado
Texto 1 - SOBRE AMAR E OUVIR
Rubem Alves
Amamos não a pessoa que fala bonito,
mas a pessoa que escuta bonito... A arte de amar
e a arte de ouvir estão intimamente ligadas. Não
é possível amar uma pessoa que não sabe ouvir.
Os falantes que julgam que por sua fala bonita
serão amados são uns tolos. Estão condenados à
solidão.
Quem só fala e não sabe ouvir é um
chato... O ato de falar é um ato masculino. Fala é
falus: algo que sai, se alonga e procura um
orifício onde entrar, o ouvido... Já o ato de ouvir é
feminino: o ouvido é um vazio que se permite ser
penetrado.
Não me entenda mal. Não disse que fala é
coisa de homem e ouvir é coisa de mulher. Todos
nós somos masculinos e femininos ao mesmo
tempo. Xerazade, quando contava as estórias
das 1001 noites para o sultão, estava
carinhosamente penetrando os vazios femininos
do machão. E foi dessa escuta feminina do sultão
que surgiu o amor. Não há amor que resista ao
falatório.
Disponível em
https://www.pensador.com/cronicas_curtas/
acesso em 17 de mar. De 2024.
Todas as palavras, quanto à sílaba tônica,
são oxítonas em:
Ano: 2024
Banca:
FAU
Órgão:
Prefeitura de Enéas Marques - PR
Prova:
FAU - 2024 - Prefeitura de Enéas Marques - PR - Mecânico |
Q2471462
Português
Texto associado
Texto 1 - SOBRE AMAR E OUVIR
Rubem Alves
Amamos não a pessoa que fala bonito,
mas a pessoa que escuta bonito... A arte de amar
e a arte de ouvir estão intimamente ligadas. Não
é possível amar uma pessoa que não sabe ouvir.
Os falantes que julgam que por sua fala bonita
serão amados são uns tolos. Estão condenados à
solidão.
Quem só fala e não sabe ouvir é um
chato... O ato de falar é um ato masculino. Fala é
falus: algo que sai, se alonga e procura um
orifício onde entrar, o ouvido... Já o ato de ouvir é
feminino: o ouvido é um vazio que se permite ser
penetrado.
Não me entenda mal. Não disse que fala é
coisa de homem e ouvir é coisa de mulher. Todos
nós somos masculinos e femininos ao mesmo
tempo. Xerazade, quando contava as estórias
das 1001 noites para o sultão, estava
carinhosamente penetrando os vazios femininos
do machão. E foi dessa escuta feminina do sultão
que surgiu o amor. Não há amor que resista ao
falatório.
Disponível em
https://www.pensador.com/cronicas_curtas/
acesso em 17 de mar. De 2024.
Marque a alternativa em que o verbo
sublinhado está no pretérito imperfeito do
modo indicativo:
Ano: 2024
Banca:
SELECON
Órgão:
COREN-RR
Prova:
SELECON - 2024 - COREN-RR - Analista Administrativo - Advogado |
Q2470819
Português
Texto associado
Leia o texto a seguir:
Um guia multitarefa para recuperar o foco
Na verdade, não podemos fazer mais de uma coisa ao
mesmo tempo, dizem os especialistas; mas há algumas táticas
capazes de ajudar nessa missão
Não tem jeito: hoje em dia vivemos em modo multitarefa.
Quantas vezes você manda mensagem enquanto está no trânsito,
perde o fio da meada de um podcast porque está fazendo tarefas
domésticas ou fica mudando de tela entre o site de notícias e a
sua caixa de entrada?
“Ficamos presos nesta armadilha da multitarefa mesmo sem
perceber”, diz Nicole Byers, neuropsicóloga em Calgary, Canadá,
especializada no tratamento de pessoas com burnout.
Esse nosso hábito coletivo tem algumas razões, acrescenta
ela. A maioria das pessoas evita o tédio sempre que possível,
explica Byers, e a multitarefa é uma maneira eficaz de fazê-lo.
E também há muita pressão externa. “Quantas vezes
vemos um anúncio de emprego que diz: ‘Precisa ser excelente
em multitarefa’?”, ela pergunta. “Nosso mundo moderno – onde
passamos a maior parte do dia diante das telas – força nosso
cérebro a ficar no modo multitarefa”.
O fato é que não somos bons em multitarefa – e ela não é
boa para nós. Mas existem maneiras de a encararmos com mais
inteligência.
Seu cérebro no modo multitarefa
Em primeiro lugar, “multitarefa” geralmente não é o termo
mais correto. De acordo com especialistas, não é possível fazer
duas coisas ao mesmo tempo – a menos que consigamos fazer
uma delas sem pensar muito (como dar um passeio enquanto
conversamos com um amigo).
“Normalmente, quando as pessoas acham que estão no
modo multitarefa, na verdade estão alternando a atenção
entre duas tarefas diferentes”, diz Gloria Mark, professora de
informática na Universidade da Califórnia, Irvine, e autora de
Attention Span: A Groundbreaking Way to Restore Balance,
Happiness and Productivity [algo como “Capacidade de atenção:
uma maneira inovadora de recuperar o equilíbrio, a felicidade e a
produtividade”].
Vejamos o que acontece quando você se dedica a uma única
tarefa, como preparar o jantar. A partir do momento em que você
decide o que fazer, diferentes regiões de seu cérebro, chamadas
de rede de controle cognitivo, colaboram para que isso aconteça,
explica Anthony Wagner, professor de psicologia em Stanford e
vice-diretor do Instituto Wu Tsai de Neurociências da universidade.
Essa rede abrange áreas do cérebro envolvidas nas
funções executivas ou na capacidade de planejar e executar
comportamentos orientados a objetivos. Juntas, elas criam um
modelo mental da tarefa em questão e do que você precisa
para realizá-la. Seu cérebro consegue fazer isso, conta
Wagner, recorrendo a informações externas e internas, como os
ingredientes na geladeira ou a memória da receita.
Mark comparou esse processo a desenhar em um quadro
mental. Se sua amiga ligar para reclamar do dia dela, o quadro
vai se apagar. “Cada vez que você volta sua atenção para uma
nova tarefa, seu cérebro precisa se reorientar”, disse ela.
Se você conhece o prato como a palma da sua mão ou se
seu bate-papo é agradável e alegre, essa alternância pode ser
simples. Mas quanto mais esforço cada tarefa exige, mais seu cérebro terá de lidar com informações concorrentes e objetivos
diferentes.
Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/um-guia-multitarefa-para-recuperaro-foco/. Acesso em 23/03/2024
Em “‘Nosso mundo moderno – onde passamos a maior
parte do dia diante das telas – força nosso cérebro a ficar no modo
multitarefa’” (4º parágrafo), no contexto de uso, o verbo destacado
está flexionado no:
Ano: 2024
Banca:
FAU
Órgão:
Prefeitura de Enéas Marques - PR
Prova:
FAU - 2024 - Prefeitura de Enéas Marques - PR - Procurador Municipal |
Q2470428
Português
Texto associado
CLARICE LISPECTOR: A TEIA SUTIL DE UMA
POÉTICA FEMINISTA
Rita Terezinha Schmidt
(03 de janeiro de 2024)
(03 de janeiro de 2024)
Assim como Clarice sempre resistiu a
qualquer tentativa de enquadramento e
manifestava publicamente sua falta de interesse
em produzir “literatura” – termo ao qual atribuía o
peso de uma instituição, um fardo que nunca
cogitou carregar porque se considerava uma
amadora, e não uma “profissional” –, também
nunca mencionou o termo “feminista”, seja na sua
vida pública, seja na sua produção ficcional.
Talvez porque na época circulava o clichê de que
feministas eram mulheres mal-amadas e
desejavam se igualar aos homens, noções
distorcidas e disseminadas por segmentos
conservadores que não admitiam a agenda da
luta por direitos, foco das reivindicações dos
movimentos de mulheres que começaram a
ganhar vulto a partir da década de 1950.
Nesse período e nas décadas seguintes, o
impacto da obra O segundo sexo (1949), de
Simone de Beauvoir, foi explosivo,
particularmente pela afirmação de que a mulher
“feminina”, nos termos do binarismo de gênero na
cultura patriarcal, é caracterizada pela
passividade e que é nessa condição que ela se
torna um ser para o outro, uma alteridade
institucionalizada.
Com vivências em países europeus e nos
Estados Unidos, Clarice certamente tomou
conhecimento das passeatas de mulheres que
ganhavam, na época, ampla cobertura nos
jornais e em noticiários na televisão. Também foi
leitora de escritoras inglesas como Emily Brontë,
Katherine Mansfield e Virginia Woolf, que
abordaram questões relativas à condição
feminina, definida como “o problema que não tem
nome” por Betty Friedan, em seu A mística
feminina (1963). Woolf, além de inovadora na
prosa de ficção, em Um teto todo seu (1929) foi
pioneira na denúncia da opressão econômica,
intelectual e criativa das mulheres: ao tentar fazer
uma pesquisa sobre o tema mulher e ficção na
biblioteca de Oxbridge (nome fictício para as
duas mais tradicionais universidades da
Inglaterra, Cambridge e Oxford), teve sua entrada
barrada por não estar acompanhada de um
homem nem levar uma carta de apresentação.
Ao retornar devidamente acompanhada, levantou
informações que referendaram o que observara
de forma empírica, isto é, que a tradição literária era pautada, exclusivamente, na genealogia
pais/filhos.
Em tempos de questionamentos e de
transformações sociais, não surpreende que na
singularidade composicional de suas obras
Clarice articulasse um feminismo latente de outra
genealogia, a de mãe/filhas, presente nos
alinhamentos entre narradora, autora implícita e
personagens femininas, tramados em diferentes
graus de cumplicidade. Trata-se de uma teia na
qual a relação da narradora com suas
personagens conflui em fios de discurso/fios de
pensamento que deslizam de uma obra a outra,
produzindo ressonâncias e superposições na
construção de elos intersubjetivos. Se o fio, no
mito de Ariadne, é símbolo de salvação de um
enredamento mortal, na obra de Clarice seu
arquétipo tece um imaginário que fecunda
subjetividades/identificações declinadas pelo
pertencimento feminino e que entrelaçam vida e
ficção numa economia de afetos que não deixa
de evocar o lema feminista de nossa época, “o
pessoal é político”.
Talvez nenhuma outra escritora brasileira,
ao longo de sua obra, tenha sido capaz de captar
e sustentar com perspicácia e constância a
problemática de personagens femininas,
circunscritas por injunções de uma estrutura
patriarcal que contamina o espaço familiar. Suas
trajetórias oscilam em movimentos de resistência,
de submissão e de transgressão, num
aprendizado doloroso de autoconsciência e de
percepção do mundo à sua volta. Isso não
significa dizer que Clarice reduzia a literatura ao
compromisso verossímil de um realismo ingênuo,
mas, sim, que seu viés feminista estava presente
na construção das experiências vividas por suas
personagens e produzia, de forma subjacente,
uma crítica social pertinente a seu tempo e lugar.
A pergunta “quem sou eu?”, implícita ou
explícita, que percorre os fios de sua teia ganha
expressão em Joana, Ana, Lucrécia, Laura,
Virgínia, G. H., Ângela, personagens que figuram
a condição da mulher brasileira de classe média
dos anos 1940 a 1960 – condição essa que
transcende limites geográficos e temporais. Em
diferentes graus de sensibilidade quanto à
realidade, todas essas personagens passam por
sensações de vazio e de impotência, um
desconforto com um cotidiano regulado por rituais
domésticos e padrões preestabelecidos que dão
um falso equilíbrio às suas existências e
distorcem as percepções de si próprias e da vida.
Por isso, em momentos de devaneios, vertigens
ou revelações, todas são assaltadas por certo
mal-estar, um desejo confuso, pela falta de algo
que não sabem definir o que é, mas que sentem ser necessário descobrir. Esse momento é o das
horas perigosas, quando algo reprimido emerge à
superfície para romper a normalidade das
aparências e desestabilizar, mesmo que
momentaneamente, a estrutura engessada de
suas vidas. [...]
As obras de Clarice são declinadas no
feminino sob um viés feminista, não somente pelo
protagonismo de suas personagens mulheres e
pelos laços de cumplicidade entre elas e a
narradora, mas pelo agenciamento da escritora
que intervém, de forma eloquente, no sistema de
representação da cultura patriarcal. Não por
acaso, o último fio de sua teia culmina no caudal
de Água viva, pura imersão na energia originária
de um feminino cósmico que vem “das trevas de
um passado remoto”. Assim, tecida por muitos
fios, a poética feminista de Clarice inscreve seu
posicionamento social e político no contexto da
cultura de seu tempo e projeta uma ética da
diferença, inscrita no potencial criativo e
subversivo das mulheres, que se reinventam para
poder se imaginar outras, e umas com as outras,
na literatura e na vida.
Texto publicado originalmente na Cult 264, de
dezembro de 2020.
A autora do texto é doutora em literatura, professora
titular de literatura e convidada do Programa de PósGraduação em Letras da UFRGS. Adaptado de
https://revistacult.uol.com.br/home/cult-301-claricelispector/ , acesso em 21 de mar de 2024.
Marque a alternativa em que os verbos
sublinhados, no período abaixo, estão
conjugados, respectivamente, no pretérito
perfeito e no pretérito imperfeito do modo
indicativo:
Q2470263
Português
Texto associado
A Bela e a Fera
CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio
de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https://
www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.
No trecho do parágrafo 2 “em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu
copo.”, as formas verbais destacadas em negrito expressam a noção de