O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 15 questões

Q991123 Português

A respeito do emprego dos advérbios no texto, pode-se afirmar que:

I- Em “Infelizmente, o que está acontecendo…” (L. 06), “infelizmente” está em relação com o período no qual se desenvolve o tópico temático – a abertura indiscriminada de faculdades –, servindo para imprimir subjetividade ao texto, ao revelar a postura de insatisfação do autor.

II- Em “Seguramente faltarão docentes qualificados...” ( L. 15) e “um complexo sistema de saúde, que precisa ser constantemente aprimorado” (L. 23), “seguramente” e “constantemente “são advérbios classificados tradicionalmente como de “modo”, mas trazem nuances, respectivamente, de avaliação e tempo/frequência.

III- Em “temos de entender que médicos devidamente qualificados são peças-chave”, “devidamente” é um advérbio de modo que se relaciona com o adjetivo “qualificados”.

É CORRETO o que se afirma em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991122 Português
Sob o aspecto da coesão sequencial, alguns elementos linguísticos no texto, a exemplo das conjunções, estabelecem diferentes relações semânticas entre as orações – causa, consequência, etc. Nesse sentido, assinale a alternativa que traz um fragmento textual no qual a relação de sentido expressa entre as orações é de CONCESSÃO.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991121 Português

Após a leitura da charge abaixo exposta, avalie como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se apresentam na sequência.


Disponível em https://www.otempo.com.br/image/contentid/policy:1.2026674:1536101475/CHARGE%20O%20TEMPO.JPG?f=3x2&w=620&$p$f$w=ac4ac92

(Consultado em: 05/09/18).

( ) O texto busca provocar a reflexão sobre a importância da educação para o país, a partir da valorização daquilo que constitui a sua memória.

( ) Já que o chargista empregou o verbo no passado “achava”, quando caracterizou o “homo ignorantus”, ele deixa claro que essa é uma atitude que não se repete nos dias atuais.

( ) Em “Aqui temos um fóssil do home ignorantus, que achava que...”, a oração usada para caracterizar o “home ignorantus” é adjetiva restritiva.

( ) Em “Aqui temos um fóssil”, o verbo TER é empregado não no sentido de POSSUIR, mas no de HAVER/EXISTIR.

A sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991120 Português
Identifique, dentre as estruturas oracionais abaixo listadas, a única que apresenta oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q991119 Português
Verifique o emprego dos pronomes nos fragmentos textuais abaixo arrolados e, em seguida, marque a alternativa na qual o pronome destacado é classificado como RELATIVO.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: B
5: A