Questões da Prova CESPE - 2017 - Instituto Rio Branco - Diplomata - Prova 1

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q833642 Português

Julgue (C ou E) o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.


Apesar da cacofonia inicial, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso o trecho “Um título de comendador ou de barão dourava o busto do empresário, mas não o nobilitava” (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte forma: Comenda de comendador ou de barão dourava o busto de comerciantes, embora não lhes tornasse nobre.

Alternativas
Q833639 Português

Julgue (C ou E) o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.


Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, o deslocamento dos advérbios “socialmente” e “perdidamente”, ambos na linha12, para o início e para o fim do período em que eles ocorrem, respectivamente, manteria a correção e o sentido original do texto.

Alternativas
Q833629 Português

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue (C ou E) o seguinte item.


Sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, o trecho “No rasto de Magalhães, (...) sua brincadeira profilática” (l. 63 a 66) poderia ser reescrito da seguinte forma: Os primeiros românticos também ignoraram a Carta de Sousa Caldas; assim como Magalhães, não perceberam a força subjacente em sua brincadeira preventiva, e talvez eles mesmos a tenham lido às avessas.

Alternativas
Q833625 Português

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue (C ou E) o próximo item.


A substituição da oração relativa “que não formula” (l.11) por embora não a formule manteria o sentido original do texto e sua correção gramatical, desde que fossem mantidas as vírgulas que isolam referida oração.
Alternativas
Q833609 Português

Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue (C ou E) o item que se segue.


A retirada do pronome oblíquo na oração “ele o possuiu inteiramente” (l.52) preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C