Questões de Concurso Sobre atualidades para administrador

Foram encontradas 355 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2435156 Atualidades

As "Conferências das Partes" (COP) são encontros anuais dos países que fazem parte do acordo da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecem desde 1995. O evento reune autoridades políticas, governamentais, especialistas em meio ambiente e a sociedade civil de vários países para debater e procurar soluções para o problema do clima no planeta. Em 2022, durante a COP 27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que a COP 30 acontecesse na Amazônia brasileira, em 2025. A notícia foi bastante divulgada nos meios de comunicação. A respeito da participação do Brasil na história das COPs, considere V verdadeiro e F falso para as seguintes afirmativas:


( ) Com o interesse da realização da COP 30 no Brasil, em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a cidade de Belém do Pará foi escolhida como candidata oficial para ser a sede do evento, que acontecerá em 2025.

( ) O Brasil sempre participou das conferências das Nações Unidas sobre o clima e já sediou o evento durante vários anos, sendo o último em 2019, na cidade de São Paulo, que contou com a participação de países dos diferentes continentes, que abordaram alternativas para reduzir os gases de efeito estufa.

( ) Nunca houve uma conferência das Nações Unidas sobre o clima no Continente Americano, por isso o interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a COP 30 aconteça no Brasil, que agrega a maior parte da Amazônia, região que apresenta um grande número de desmatamento entre os países sul-americanos.


Agora, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2306917 Atualidades
Leia o texto a seguir.

      Um estudo brasileiro sobre a prevalência e o impacto das coinfecções de malária, e parasitoses intestinais em aldeias Yanomami acaba de ser publicado. O poliparasitismo, ou seja, a infecção por mais de um parasita, foi identificada em 83,7% dos indígenas.
      Coordenado pela cientista da Fiocruz Joseli de Oliveira Ferreira, o estudo foi realizado no Polo Base Marari, uma comunidade indígena Yanomami, localizada ao norte da Amazônia brasileira, na fronteira com a Venezuela. Foram incluídos no estudo 450 indígenas, distribuídos em quatro aldeias: Alapusi, Castanha/Ahima, Gasolina e Taibrapa. A coleta das amostras foi realizada em viagens às aldeias e duraram cerca de 30 dias. “Ressalto que todos os indivíduos com diagnóstico positivo foram tratados logo após o trabalho de campo. Além de levarmos medicamentos para os agravos diagnosticados, treinamos os técnicos do Distrito Sanitário para auxiliar no estudo”, disse a pesquisadora.

CNPQ. Pesquisadora da Fiocruz, bolsista do CNPq, realiza estudos sobre malária e parasitoses nos Yanomamis. Publicado em 08/03/2023. Disponível em: <https://www.gov.br/cnpq/pt-br>. Acesso em: 05 out. 2023. [Adaptado].

A efetividade de tal política pública é confirmada pela
Alternativas
Q2306916 Atualidades
Leia o texto a seguir.

A agenda ESG já chegou ao ecossistema de inovação, mas não está presente na maioria das startups. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), 15,7% possuem projetos focados em ações sociais, 11,3% focam em projetos de impacto do negócio no meio ambiente, gestão de resíduos, poluição e reciclagem, 7,4% relatam iniciativas em todas as frentes do ESG e apenas 5,3% têm iniciativas de governança como ética e transparência, código de ética e cultura, compliance, entre outros.

EXAME. Conheça estas 7 startups. Disponível em: <https://encurtador.com.br/pOQW3>. Acesso em: 04 out. 2023. [Adaptado].

Os dados apresentados indicam qual obstáculo para a relação entre o meio ambiente e o mercado no Brasil?
Alternativas
Q2306915 Atualidades

Leia o texto a seguir.



Especialmente após o escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica, é notável que o consumidor final tem pouco conhecimento sobre os dados que as empresas de tecnologia têm e a forma como estes dados são utilizados. Os consumidores pouco ou nada sabem exatamente o que empresas de antivírus, redes sociais, smartphones, busca online e aplicativos colhem de dados, considerando a complexidade e constante mudança do mundo digital. Não obstante esta vulnerabilidade técnica do consumidor, é provável que cada uma destas empresas tenha informações suficientes para fazer um dossiê, por menor que seja, sobre cada usuário seu.

ROCHA, Daniel Favoretto. Concorrência em mercados digitais e desafios ao controle de atos de concentração. Revista de Defesa da Concorrência, v. 7, n. 2, 2019.

A situação apresentada no texto gera qual problema para a economia?

Alternativas
Q2306914 Atualidades
Leia o texto a seguir.

As tecnologias transversais, aquelas com alto potencial transformador sobre diferentes setores produtivos, são capazes de impulsionar a inovação em vários campos, ajudando a transformar padrões de produção, modelos de negócio e formas de concorrência nas economias industriais avançadas.

ANDRADE, Rodrigo. As tecnologias transversais e o futuro do setor produtivo. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de- conteudo/artigos/artigos/353-as-tecnologias-transversais-e-o-futuro-do- setorprodutivo>. Acesso em: 04 out. 2023.

Os ecossistemas de inovação contribuem com desenvolvimento de tal tecnologia por
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: A