Questões de Concurso Sobre auditoria

Foram encontradas 7.555 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3010975 Auditoria
A principal finalidade de um processo de auditoria é examinar o modo como uma organização executa os procedimentos específicos de seu segmento. Assim, o auditor é responsável por garantir que o exercício desses procedimentos se dá de maneira segura e adequada de acordo com as normas. De modo geral, podemos dizer que tanto a auditoria interna quanto a auditoria externa desempenham um papel muito similar dentro desse contexto, uma vez que possuem o mesmo objetivo. No entanto, apesar do objetivo em comum, existem diferenças que devem ser compreendidas. Em geral, as auditorias do setor público podem ser classificadas em um ou mais de três tipos principais: auditorias de demonstrações financeiras, auditorias de conformidade e auditorias operacionais. Os objetivos de cada auditoria irão determinar as normas que lhe são aplicáveis. Sobre os tipos de auditorias do serviço público, analise os itens a seguir:


I. Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
II. Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
III. Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q3009569 Auditoria
No tocante ao monitoramento, julgue os itens subsequentes.

I O monitoramento contínuo é mais eficaz que as avaliações específicas e suas ações corretivas são potencialmente menos onerosas.
II As avaliações específicas podem ser realizadas por instituições fiscalizadoras superiores, auditores externos ou auditores internos e ter como escopo a avaliação da eficácia do controle interno.
III Como metodologia de avaliação de gerenciamento de riscos, não é usual a realização de comparação entre duas organizações que atuem no mesmo setor.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3009568 Auditoria
Em relação às atividades de controle, julgue os itens que se seguem.

I Na adoção dos procedimentos de controle, as entidades devem priorizar e utilizar majoritariamente os procedimentos de prevenção em relação aos de detecção.
II No controle sobre sistemas de informação, o controle do sistema de software é uma das categorias do controle de aplicativos.
III É o controle de aplicativos que verifica se os arquivos e relatórios gerados pela aplicação refletem fidedignamente os resultados do processamento das transações ou dos eventos que realmente ocorreram.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3009567 Auditoria
Acerca do controle interno, julgue os itens a seguir.

I O controle interno constitui uma atividade adicional da entidade, decorrente de uma obrigação necessária e estruturado de forma superposta às atividades da organização.
II O controle interno busca assegurar a execução das operações de maneira ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz, bem como o cumprimento das obrigações de accountability.
III O contingenciamento de recursos é um fator limitante da efetividade do sistema de controle interno, em virtude da relação custo-benefício que deve ser considerada na instalação e no funcionamento desse sistema.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3009049 Auditoria
Segundo o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, da Controladoria-Geral da União (2017), procedimento de auditoria é um conjunto de exames, previstos no programa de trabalho, com a finalidade de obter evidências suficientes, confiáveis, fidedignas, relevantes e úteis, que permitam responder a uma questão de auditoria definida na fase de planejamento do trabalho.
Quanto à extensão e à profundidade de operações a serem examinadas cabe ao auditor interno governamental determiná-las com base nos seguintes quesitos, à exceção de um. Assinale-o. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: A