Questões de Concurso Sobre administração geral

Foram encontradas 29.783 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2473218 Administração Geral
As configurações e modelos de trabalho foram modificados e ampliados durante e pós-pandemia da COVID-19, afetando o cenário da gestão de pessoas e, consequentemente, as relações humanas no ambiente corporativo (Ferreira; Caetano; Miranda, 2023). Levando em consideração o cenário laboral pós-pandemia da COVID-19, analise as afirmativas.

I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2473212 Administração Geral
Como destaca Paladini (2012), embora seja um processo com especificidades bem definidas, a Gestão da Qualidade é viabilizada por um grande número de agentes, em que esses agentes desenvolvem ações técnicas. No que se referem aos recursos humanos, não há como deixar de observar que esses sempre desempenharam um papel relevante no esforço pela qualidade nas organizações. Trata-se de uma contribuição única: eles são os agentes de transformação, ou seja, aqueles que mudam efetivamente a história da organização em termos de qualidade. Essa atenção aos recursos humanos torna-se evidente pelo contínuo desenvolvimento de estratégias e ferramentas para garantir o efetivo envolvimento das pessoas da organização no suporte da Gestão da Qualidade. Contudo, lidar com as especificidades dos recursos humanos é o maior desafio da Gestão da Qualidade. Assinale a alternativa que NÃO representa um dos desafios da Gestão da Qualidade em relação aos recursos humanos.
Alternativas
Q2473211 Administração Geral
Segundo Robbins (2006), no mundo contemporâneo, as equipes têm se tornado a forma basilar de trabalho nas organizações. Estudos indicam que o trabalho em equipe pode melhorar o desempenho dos colaboradores quando a tarefa pede diversas habilidades, julgamentos e experiências. Sobre o trabalho em equipe, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma equipe de trabalho pode gerar uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado.
II. As quatro formas mais comuns de equipes que podem ser encontradas numa organização são: equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.
III. As equipes virtuais são aquelas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum, podendo, na ocasião, compartilhar informações, tomar decisões e realizar tarefas.
IV. Os fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são: a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
V. Nem sempre as equipes são a solução. Antes de implementar o trabalho em equipe, o gestor deve avaliar cuidadosamente se o trabalho requer esforço coletivo. As equipes fazem sentido quanto existe interdependência entre as tarefas; quando o sucesso global depende do sucesso individual e o sucesso individual depende do sucesso global.

Assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2473209 Administração Geral
Bergue (2010) comenta que a gestão pode ser entendida como a execução de forma contínua do processo ou do ciclo administrativo. Esse processo resulta da interação constante de quatro elementos ou fases fundamentais: o planejamento, a organização, a direção e o controle. O controle, então, é uma fase do processo de administrar, é parte indissociável do que se entende por gestão. O controle, sob uma perspectiva gerencial, pode ser definido como a função administrativa que consiste em comparar sistematicamente os resultados alcançados em relação aos parâmetros planejados, podendo identificar desvios nos processos e propondo medidas de melhoria de desempenho de uma pessoa, equipe, processo, órgão, entidade etc. A função controle, na gestão de pessoas, pode ser definida, em essência, como as atividades de cotejo, verificação, acompanhamento, enfim, envolvendo a atuação das pessoas no ambiente organizacional e os processos afetos a essa área específica. Alguns instrumentos de controle podem ser usados, na gestão de pessoas.
A respeito do que seriam esses instrumentos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2473208 Administração Geral
A comunicação organizacional pode ser definida como um processo de transferência de dados, informações ou conhecimentos, a partir de um ponto de origem a um ponto de destino. A comunicação pode ser modelada de forma a evidenciar a existência de fases e componentes, cuja descrição pode permitir melhor nível de compreensão e diagnóstico dos seus resultados. Nesse contexto, o grau de eficácia do processo de comunicação pode ser definido pela relação entre o conteúdo percebido pelo receptor e o conteúdo desejado pelo emissor. Alguns fatores são determinantes na qualidade da comunicação, sendo: a definição dos destinatários da mensagem, a filtragem, os ruídos, a eficácia do processo, a definição do receptor (indivíduo ou grupo), entre outros (Bergue, 2010, adaptado).

Sobre alguns desses fatores, analise as afirmativas a seguir.  
I. A definição dos destinatários da mensagem constitui o primeiro aspecto de particular relevância na análise das disfunções identificáveis nos processos de comunicação organizacional na administração pública.
II. A filtragem caracteriza-se pela manipulação (seleção, omissão, adulteração) do conteúdo da mensagem (dados, informações ou conhecimento) pelo receptor, com o objetivo de que seja percebida, de forma mais favorável pelo emissor, ou seja, adequada aos fins pretendidos pelo receptor.
III. A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem (memorando, e-mail, cartazes, reunião, exposição verbal nos setores etc.).
IV. A adequação da linguagem não constitui fator de eficácia do processo de comunicação. A linguagem constitui-se dos códigos de envio da mensagem, sendo importante destacar que o significado das palavras não está nelas, mas nas pessoas que as utilizam.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: B