O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Aproveite a promoção do trabalhador estudando para ingressar na profissão que sempre sonhou. Assine agora com 20% de desconto

Questões de Concursos

Foram encontradas 16.685 questões

Q981705 Não definido

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, o fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.


I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.

II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.

III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil, somente, têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.

IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.

V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.


Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q981704 Não definido
Analise qual das perspectivas a seguir pode-se considerar como sendo, hoje, consenso entre estudiosos da Educação Infantil.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q981703 Não definido
De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q981702 Não definido

Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, e tendo como base os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), que trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano, os professores devem


I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.

V. promover atividades que assegurem, apenas, o prazer e o gosto da criança atendida.


Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q979666 Pedagogia
Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: C