Questões de Concurso Sobre enfermagem para técnico de enfermagem

Foram encontradas 17.425 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2469668 Enfermagem
Sobre o acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência e emergência, analise as assertivas a seguir:

I. No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza as cores vermelho, laranja, amarelo e verde para identificar o grau de risco de cada paciente.
II. Pacientes classificados como azul podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde próximas ao local da sua residência.
III. Um dos objetivos da classificação de risco é classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.
IV. A classificação de risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2469667 Enfermagem
Paciente chega à emergência com um sangramento vaginal aumentado, com sua classificação de risco amarelo, e precisa receber 500 ml de ringer lactato em 2 horas. O equipamento disponível tem um fator de gotejamento de 20 gotas/ml. Aproximadamente quantas gotas por minuto devem ser infundidas na paciente para cumprir a prescrição? 
Alternativas
Q2469666 Enfermagem
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as principais coberturas para o tratamento de feridas ao tipo de ferida para o qual são recomendadas.

Coluna 1
1. Hidrogel com alginato de cálcio e sódio.

2. Ácido Graxo Essencial (AGE).
3. Hidrocolóide em placa.
4. Papaína creme 10%.

Coluna 2
( ) Lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato.
( ) Feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial.
( ) Lesões com necrose seca.
( ) Lesões com pouca exsudação ou secas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2469665 Enfermagem
O Centro de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro dos estabelecimentos de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição. Sobre os processos realizados nessa unidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A limpeza consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies.
( ) A desinfecção é o processo de eliminação e destruição de microrganismos, patogênicos ou não em sua forma vegetativa, que estejam presentes nos artigos e objetos inanimados, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, ácidos de alto nível, capazes de destruir esses agentes em um intervalo de tempo operacional de 10 a 30 min.
( ) São usados os seguintes princípios ativos permitidos como desinfetantes pelo Ministério da Saúde: aldeídos, compostos fenólicos, ácido paracético.
( ) Nos estabelecimentos de saúde, o método de esterilização disponível para processamento de artigos no dia a dia é apenas o calor, em virtude do tempo médio do processo.
( ) Os controles do processo de esterilização, que podem indicar falha no processo de esterilização de artigos, são realizados através de testes químicos e biológicos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2469664 Enfermagem
De acordo com o Art. 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: C