Questões de Concurso Sobre português para mapa
Foram encontradas 109 questões
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Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
MAPA
Provas:
CS-UFG - 2023 - MAPA - Químico
|
CS-UFG - 2023 - MAPA - Farmacêutico |
Q2349817
Português
Leia o texto a seguir.
Por que o Brasil é ator central no combate à fome no mundo
Queremos ser mais que simples fornecedores de alimentos. Desejamos cooperar e inspirar
Mauro Vieira
O mundo passa hoje por grave crise de segurança alimentar e nutricional. Segundo dados do último relatório publicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), entre 691 milhões e 783 milhões de pessoas enfrentam a fome, enquanto outros 2,4 bilhões sofrem de insegurança alimentar moderada ou grave. Isso equivale a quase 30% da população mundial. Ao mesmo tempo, mais da metade apresenta sobrepeso, e mais de 1 bilhão sofre de obesidade. O duplo fardo da má nutrição aponta para crise não apenas humanitária e de saúde, mas também social e econômica. Somos o quinto maior país em extensão territorial; o sétimo em população e o quarto maior produtor de alimentos do mundo. Podemos produzir mais, protegendo o meio ambiente. A agricultura tropical brasileira figura entre as mais eficientes, modernas e produtivas. Há pesquisas evidenciando que será a que mais deverá crescer nos próximos anos. Temos também uma onipresente agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos rurais do país e é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos nos lares brasileiros. Fortalecer a agricultura familiar no Brasil e no mundo é um dos pilares de nossa atuação doméstica e internacional.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/enem-e- vestibular/noticia/2023/11/06/enem-2023-banca-ruralista-aponta-cunho- ideologico-em-questoes-e-pede-explicacoes-de-ministro.ghtml>.. Acesso em: 14 nov. 2023.
No período “Temos também uma onipresente agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos rurais do país”, a vírgula anteposta ao ‘que’ se explica pelo fato de esse ‘que’ ser
Por que o Brasil é ator central no combate à fome no mundo
Queremos ser mais que simples fornecedores de alimentos. Desejamos cooperar e inspirar
Mauro Vieira
O mundo passa hoje por grave crise de segurança alimentar e nutricional. Segundo dados do último relatório publicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), entre 691 milhões e 783 milhões de pessoas enfrentam a fome, enquanto outros 2,4 bilhões sofrem de insegurança alimentar moderada ou grave. Isso equivale a quase 30% da população mundial. Ao mesmo tempo, mais da metade apresenta sobrepeso, e mais de 1 bilhão sofre de obesidade. O duplo fardo da má nutrição aponta para crise não apenas humanitária e de saúde, mas também social e econômica. Somos o quinto maior país em extensão territorial; o sétimo em população e o quarto maior produtor de alimentos do mundo. Podemos produzir mais, protegendo o meio ambiente. A agricultura tropical brasileira figura entre as mais eficientes, modernas e produtivas. Há pesquisas evidenciando que será a que mais deverá crescer nos próximos anos. Temos também uma onipresente agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos rurais do país e é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos nos lares brasileiros. Fortalecer a agricultura familiar no Brasil e no mundo é um dos pilares de nossa atuação doméstica e internacional.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/enem-e- vestibular/noticia/2023/11/06/enem-2023-banca-ruralista-aponta-cunho- ideologico-em-questoes-e-pede-explicacoes-de-ministro.ghtml>.. Acesso em: 14 nov. 2023.
No período “Temos também uma onipresente agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos rurais do país”, a vírgula anteposta ao ‘que’ se explica pelo fato de esse ‘que’ ser
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
MAPA
Provas:
CS-UFG - 2023 - MAPA - Químico
|
CS-UFG - 2023 - MAPA - Farmacêutico |
Q2349816
Português
Texto associado
Gal, Gracinha, Tropical, Fatal
O canto de Gal esteve por toda parte desde os anos 60,
escutá-la nos faz acreditar no que é lindo
Pedro Duarte
Imensa, Gal nos deixa muito. Nelson Motta chamou a
atenção para como, já no começo de sua trajetória, havia a voz
de veludo e a voz de cristal, com afinação impressionante, mas
também a voz de labaredas. No disco de estreia, Domingo, de
1967, junto com Caetano, a voz de veludo vinha da Bossa Nova.
“João bateu em mim como um destino”, ela dizia. Na
participação no Tropicalismo, como em “Mamãe coragem”, era
a voz cristalina, lírica. E depois aparece a voz de labaredas em
“Divino maravilhoso”. Era novembro de 1968, em um festival da
canção televisionado. Gal subiu ao palco, e a garota tímida que
era não subiu junto. Os arranjos de Gil, a extravagância na
roupa e um cabelo black power ressaltavam os agudos e berros.
Ruído na música. Expansiva, desafiadora e dionisíaca, Gal se
impôs ao público dividido entre aplausos e vaias. Ela conta que
aprendeu a defender o que fazia, olhando direto e firme para
quem a atacava. “É preciso estar atento e forte, não temos
tempo de temer a morte”, canta o refrão que pede atenção: tudo
é divino e maravilhoso, tudo é perigoso. Gracinha, Maria das
Graças, como foi conhecida no início, mudava. Seu nome agora
seria Gal. Ela devorou antropofagicamente o rock e Janis Joplin.
Depois que Caetano e Gil foram presos e exilados, Gal ficou no
Brasil e se tornou uma representante dessa geração.
Disponível em:<https://www.quatrocincoum.com.br/br/artigos/musica/gal-
gracinha-tropical-fatal>. Acesso em: 14 nov. 2023.
O verso “É preciso estar atento e forte, não temos tempo de
temer a morte” corresponde a uma oração
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
MAPA
Provas:
CS-UFG - 2023 - MAPA - Químico
|
CS-UFG - 2023 - MAPA - Farmacêutico |
Q2349815
Português
Texto associado
Gal, Gracinha, Tropical, Fatal
O canto de Gal esteve por toda parte desde os anos 60,
escutá-la nos faz acreditar no que é lindo
Pedro Duarte
Imensa, Gal nos deixa muito. Nelson Motta chamou a
atenção para como, já no começo de sua trajetória, havia a voz
de veludo e a voz de cristal, com afinação impressionante, mas
também a voz de labaredas. No disco de estreia, Domingo, de
1967, junto com Caetano, a voz de veludo vinha da Bossa Nova.
“João bateu em mim como um destino”, ela dizia. Na
participação no Tropicalismo, como em “Mamãe coragem”, era
a voz cristalina, lírica. E depois aparece a voz de labaredas em
“Divino maravilhoso”. Era novembro de 1968, em um festival da
canção televisionado. Gal subiu ao palco, e a garota tímida que
era não subiu junto. Os arranjos de Gil, a extravagância na
roupa e um cabelo black power ressaltavam os agudos e berros.
Ruído na música. Expansiva, desafiadora e dionisíaca, Gal se
impôs ao público dividido entre aplausos e vaias. Ela conta que
aprendeu a defender o que fazia, olhando direto e firme para
quem a atacava. “É preciso estar atento e forte, não temos
tempo de temer a morte”, canta o refrão que pede atenção: tudo
é divino e maravilhoso, tudo é perigoso. Gracinha, Maria das
Graças, como foi conhecida no início, mudava. Seu nome agora
seria Gal. Ela devorou antropofagicamente o rock e Janis Joplin.
Depois que Caetano e Gil foram presos e exilados, Gal ficou no
Brasil e se tornou uma representante dessa geração.
Disponível em:<https://www.quatrocincoum.com.br/br/artigos/musica/gal-
gracinha-tropical-fatal>. Acesso em: 14 nov. 2023.
A resenha crítica, um gênero textual que tem por função não
só levar informação ao leitor, mas conduzi-lo a uma reflexão
sobre a obra que se quer analisar, explora determinadas
classes de palavras que funcionam como modalizadores do
gênero. O texto destacado explora
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
MAPA
Provas:
CS-UFG - 2023 - MAPA - Químico
|
CS-UFG - 2023 - MAPA - Farmacêutico |
Q2349814
Português
Como será que seus avós tinham chegado àquele lote?
Herdaram dos antepassados? Foi benesse da carola
abastada, que depois doou tudo à Igreja? Como saber, se a
memória se apaga, se as pessoas se esquecem com a
mesma urgência com que recordam ser preciso viver? Os
que vieram antes, muito antes dos que aqui estavam, foram
embora de que maneira? Jamais saberia a história dessa
terra, dos seus, jamais poderia contar com o sentido de uma
história antiga, remota, para justificar a vida presente. Luzia
compreendia o hoje e um pouco mais além, mas não era
capaz de avançar o suficiente para saber de que era feito seu
espírito. Se sua história se resumia às lembranças de sua
família, em seu sangue, mal sabia, corria um rio imemorial.
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.
No romance “Salvar o fogo”, Itamar Vieira Júnior desenvolve uma narrativa com intenso apelo aos conflitos do campo e à violência colonial. Nesse sentido, a terra dita o desenvolvimento dos acontecimentos na estória, e sua posse é atravessada por diversos mecanismos de poder. No trecho destacado, a crítica tecida pelo autor revela
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Salvar o fogo. São Paulo: Todavia, 2023.
No romance “Salvar o fogo”, Itamar Vieira Júnior desenvolve uma narrativa com intenso apelo aos conflitos do campo e à violência colonial. Nesse sentido, a terra dita o desenvolvimento dos acontecimentos na estória, e sua posse é atravessada por diversos mecanismos de poder. No trecho destacado, a crítica tecida pelo autor revela
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
MAPA
Provas:
CS-UFG - 2023 - MAPA - Químico
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CS-UFG - 2023 - MAPA - Farmacêutico |
Q2349813
Português
Texto associado
Texto II
Poema em linha reta - Fernando Pessoa
Nunca conheci quem tivesse levado porrada
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia
Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil
Leia os textos a seguir.
Texto I
Disponível em: <https://ronaldobressane.com/2015/09/01/feios-xulos
malvados-e-outros-trocos-pra-zoar-a/>. Acesso em: 10 nov. 2023.
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza
Argh! Estou farto de semideuses
Argh! Onde é que há gente? Onde é que há gente no mundo?
Disponível: http://arquivopessoa.net/textos/2224. Acesso em: 10 nov.
2023.
Tanto na tira do cartunista Bruno Maron, quanto no poema
de Fernando Pessoa, vemos a falsa representação da
perfeição relacionada aos modos de vida em sociedade, ou
seja, há uma crítica ao mundo das aparências falseada nas
relações sociais. A tira faz uma alusão ao poema, lançando
não só uma atualização do contexto do eu-lírico, como
também uma parodização do poeta português. O fator de
textualidade explorado nessa relação é a